Toledo se transformou na capital do rugby brasileiro no final de semana

No último sábado (14), Toledo se transformou na capital do rugby no Brasil ao receber de uma só vez os campeonatos paranaenses nas categorias infantil e juvenil na modalidade Seven e ainda o Brasileiro Adulto Masculino de XV.
A treinadora Maria Mikaella, coordenadora do Projeto Nina, da Confederação Brasileira de Rugby, lembra que as competições para menores de 18 anos aconteceram no masculino e feminino. “Para nós é maravilhoso poder contar com uma estrutura como essa. Toledo é fantástica porque temos um campo exclusivo, com todo o aparato que a Prefeitura oferece”, comenta.
O secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, reforçou que a política do prefeito Mario Costenaro tem sido de apoio a todos os esportes “e tenho certeza que essa parceria vai dar muitos frutos para o município e ao rugby”, pontua.
“Só podemos agradecer à Federação Paranaense e à Confederação por terem escolhido Toledo para sediar essas competições que, para nós, são muito importantes, pois ajudam a fortalecer e divulgar cada vez mais o esporte como um todo e colocam nossa cidade no cenário nacional dos grandes eventos esportivos”, analisa o prefeito Mario Costenaro, que até arriscou alguns passes com a bola oval da modalidade.
O projeto
Presente de norte a sul do Brasil, o Nina Rugby é um espaço dedicado ao desenvolvimento integral de meninas, fortalecendo sua autoestima, autonomia e liderança. As participantes do projeto são guiadas pelos valores do Nina, que são a sororidade, equidade e diversidade, além dos valores do próprio rugby, reconhecidos mundialmente: disciplina, respeito, integridade, paixão e solidariedade. “Esses valores são vivenciados dentro e fora de campo, ajudando a formar, além de atletas, cidadãs conscientes, fortes e comprometidas”, ressalta Mikaella.
O projeto acontece em clubes conveniados em diversas regiões do país, com profissionais capacitados e um olhar atento ao desenvolvimento social e esportivo das meninas. Toledo integra o projeto na Região Sul, ao lado de Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Pelotas-RS, Porto Alegre-RS e Florianópolis-SC.


















Procura-se: cachorrinho desaparecido na região do Santa Clara 4 (Jardim Europa)