Unioeste em Toledo oferece atendimento psicológico à comunidade acadêmica

Acolher, atender e orientar a comunidade acadêmica em relação à saúde mental. Esses são os principais objetivos do setor de Apoio Psicológico da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, que desenvolve um trabalho contínuo de cuidado, escuta qualificada e promoção do bem-estar de estudantes.
Somente no ano de 2025, o setor realizou mais de 600 atendimentos psicológicos, evidenciando a relevância do serviço no cotidiano universitário. Atualmente, o Apoio Psicológico conta com uma equipe formada por quatro psicólogas, que atuam no acompanhamento das demandas apresentadas pela comunidade acadêmica, respeitando princípios éticos, de confidencialidade e acolhimento.
De acordo com os dados do setor, os atendimentos contemplaram estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, com ampla diversidade de contextos socioeconômicos, educacionais e pessoais, sem a predominância de um grupo específico. Ainda assim, algumas demandas se mostraram recorrentes ao longo do ano.
Entre os principais motivos que levaram os estudantes a buscar o atendimento psicológico estão a insegurança em relação ao desempenho acadêmico, como dificuldades em realizar trabalhos ou alcançar boas notas; dificuldades no processo de aprendizagem; e a sobrecarga de atividades, especialmente na conciliação entre estudos, trabalho e responsabilidades familiares.
Também foram frequentes situações relacionadas a outras esferas da vida dos estudantes, como conflitos familiares, dificuldades financeiras, problemas de saúde, vivências de sintomas associados a transtornos psiquiátricos e desafios no ambiente profissional. Essas questões, muitas vezes, impactam diretamente o bem-estar emocional e refletem no desempenho acadêmico.
A campanha Janeiro Branco estabelece um período dedicado à promoção de ações preventivas e campanhas educativas voltadas à saúde mental, envolvendo tanto o poder público quanto a iniciativa privada, com a intenção de incentivar hábitos e ambientes saudáveis e ações de prevenção às doenças psiquiátricas.
Para mais informações e agendamentos entre em contato pelo Instagram: @apoiopsicologicounioestetoledo ou pelo telefone (45) 9833-0210.
















Procura-se: gatinho que atende pelo nome de Francisco, desaparecido na região do Jardim Pancera em Toledo