UTFPR Toledo reúne mais de 80 trabalhos no XI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica

O XI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica (ENDICT) da UTFPR campus Toledo foi realizado no dia 04 de setembro de 2025, na Usina do Conhecimento. O evento contou com a apresentação de 82 trabalhos inscritos, em formato de pôster, desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação, além de projetos de pesquisa e de extensão.
A iniciativa promovida por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, teve como objetivo divulgar o potencial científico da UTFPR e da comunidade acadêmica, promovendo a integração entre diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.
Durante a programação, estudantes apresentaram pesquisas que envolvem desde ciências básicas até aplicações inovadoras em tecnologia, saúde, meio ambiente e sociedade. Para o coordenador do evento, o XI ENDICT reforça a importância da iniciação científica na formação dos alunos:
“O ENDICT é um espaço de valorização da pesquisa e da extensão, mas também de encontro entre diferentes gerações de pesquisadores. Agradecemos a todos que participaram e tornaram possível esse momento de troca e aprendizado coletivo”, destacou.
Trabalhos premiados com Menção Honrosa
Os melhores trabalhos, avaliados por uma comissão científica, receberam a Menção Honrosa em reconhecimento à qualidade e relevância das pesquisas apresentadas. Os premiados foram:
Nícolas Ferreira Gruenwaldt Ribeiro, orientado por Danuce Marcele Dudek, com o trabalho “Análise da relação massa-raio para estrelas de nêutrons e estrelas de quarks”.
Fernanda Fachinello, orientada por Thiago Cintra Maniglia, com o trabalho “Bioprospecção de bactérias multifuncionais promotoras do crescimento vegetal (BPCV) com potencial biofertilizante para nitrogênio, fósforo e potássio”.
Leandro Passos, orientado por Alana Dias de Oliveira, com o trabalho “Modelagem do Perfil Geológico de Toledo –PR a partir da perfuração de um poço de captação de água”.
Barbara Marques Keiler, orientada por Fabiano Bisinella Scheufele, com o trabalho “Carbonização Hidrotérmica do Lodo de Esgoto: Influência da Temperatura e do Tipo de Tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto”.
Djeisson Eliezer Waldov, orientado por Leonardo de Lima, com o trabalho “Raios Cósmicos nas Escolas”.
Elyézer Gonçalves da Silva, orientado por Alana Dias de Oliveira, com o trabalho “Aplicação da metodologia do papel-filtro para determinação da curva característica solo-água em solo residual de basalto”.
Daniel Ferreira Simão, orientado por Danuce Marcele Dudek, com os trabalhos “Física de partículas e a escola: masterclass física de partículas” e “Estrelas compactas”.
Matheus Centenaro de Souza, orientado por Danuce Marcele Dudek, com o trabalho “Física de partículas e a escola”.
Mateus Moisés Mutocola, orientado por Gilberto da Cunha Gonçalves, com o trabalho “Obtenção de produtos de valor agregado a partir da pirólise dos resíduos de ossos suínos”.
Allanis Flach do Nascimento, orientada por Kelen M. F. Aguiar, com o trabalho “Uso da lama de cal como matéria-prima para produção de fertilizantes”.
Felipe Rodrigues Cunha, orientado por Renato Francisco Merli, com o trabalho “Análise das ferramentas ChatGPT 4.0 e Gradescope na correção de provas da disciplina de Análise Real”.
Eduardo Antonio da Cruz Esmagnoto, orientado por Mariana Sbaraini Cordeiro, com o trabalho “Mundos Sonoros”.
Beatriz Vitória Somariva, orientada por Rodnny Jesus Mendoza Fakhye, com o trabalho “Boas práticas de manutenção de edificações: conscientização sobre prevenção de patologias em residências”.
Izadora Luiza Maggi Zortéa, orientada por Michael Jackson Vieira da Silva, com o trabalho “Síntese e avaliação da atividade antibacteriana de 2-fenil-5-(2-tienil)-1,3,4-oxadiazol e seu derivado acíclico N-acilidrazônico”.
Izabela Maria Belotto, orientada por Ernesto Osvaldo Wrasse, com o trabalho “Estudo teórico de nanomateriais utilizando a Teoria do Funcional da Densidade”.
Camili Rita Boita de Sá, orientada por Silvia Jaerger, com o trabalho “Resíduos vítreos funcionalizados com 3-mercaptopropiltrimetoxisilano: catalisadores sustentáveis para redução de p-nitrofenol”.
Um espaço de integração e aprendizado
Com uma programação que reuniu trabalhos de diferentes níveis de ensino, o XI ENDICT mostrou o quanto a iniciação científica é capaz de despertar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo dos estudantes, fortalecendo a UTFPR como espaço de inovação e conhecimento.
















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela