Visão estratégica na gestão de pessoas é tema de evento no Biopark


Foto: Divulgação - Biopark

“Visão Estratégica na Gestão de Pessoas” foi o tema do Circuito BPK, evento que reuniu empresários do Ecossistema Biopark e convidados, na última sexta-feira (24). O assunto foi abordado em uma mesa redonda, que trata temas relevantes da atualidade para impulsionar os negócios das empresas residentes do Biopark, no Oeste do Paraná.

Você já deve ter ouvido falar sobre contratações com teste de fit cultural. Essa abordagem, é uma tendência, já que as avaliações dão suporte para que as contratações sejam assertivas, com valores, objetivos e a personalidade do candidato e que estejam na mesma sintonia com a cultura organizacional. Nesse sentido, a temática foi pensada também pela necessidade que as empresas têm em reter talentos. O gerente de pessoas e carreira da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Paulo Vitor Vicelli, explica que é importante ter bem estabelecido qual é o fit cultural, para alinhar a identidade com a imagem. “Os processos seletivos precisam estar muito direcionados para que a gente extraia dos candidatos essas características e veja a aderência dele com a Companhia. O processo seletivo tem o objetivo de olhar para as pessoas e identificar se elas têm essa adesão com a empresa. Assim, construímos relacionamentos de longa data e não de tempos curtos, porque isso não é favorável nem para a empresa, nem para o colaborador”, orienta.

Sara Donaduzzi Siqueira, sócia-proprietária da Folks RH, complementa que para que a empresa seja bem-sucedida, a gestão de pessoas deve ser bem feita, com uma equipe capacitada. “A gestão de pessoas é a parte mais difícil porque a motivação deve ser constante. Cada pessoa pensa de uma forma, com uma necessidade. É tentar fazer com que as pessoas caminhem para a direção certa, para que entreguem o resultado que a empresa precisa e para que as pessoas estejam todas alinhadas”.

No fluxo dessa tendência, a gerente administrativa do Biopark, Clair Dieterich, explica que o Biopark investe no desenvolvimento das pessoas com ofertas de trabalho e auxílio para estudar. “É válido ter em mente qual a nossa missão, o que é importante para nós e quais valores não abrimos mão para estarmos num emprego ou para a empresa que trabalhamos. Temos que ser assertivos no papel da empresa para desenvolver os colaboradores”, conclui.

Para a líder do setor dos recursos humanos da empresa Gruber Contabilidade, Simone Calíchio, ter uma visão estratégica influencia na redução da rotatividade, e somente um benefício que agrega valor financeiro não resolve a insatisfação. “Vai além de uma promoção, devemos sim aplicar promoções, mas zelar pelo bom convívio entre os colaboradores, ter um ambiente favorável ao bom relacionamento, em que os colaboradores sintam prazer em estar ali contribuindo para o crescimento da empresa e de sua carreira como profissional”, ressalta.

Sobre o Circuito BPK

Com edições mensais, o Circuito BPK promove a troca de conhecimento e experiências em temas relevantes do mundo dos negócios. No evento, que conecta as empresas com a comunidade, destaque ainda para os multiplicadores do Biopark, que fazem um acolhimento personalizado, com tratamento diferenciado para o acompanhamento de evolução das empresas. De acordo com a gerente de Projetos do Biopark, Denise Bandeira, o Circuito BPK impulsiona os empresários. “A troca de informações, com temas emergenciais que influenciam para o crescimento e que são abordados na mesa redonda e o networking que acontece no coffee break, conseguem gerar mais interação, aprendizado e como consequência gerar mais negócios”, finaliza. O evento também é aberto à comunidade e a agenda é divulgada pelas redes sociais do Biopark.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias