‘Especialista fala sobre clarão que apareceu nos céus de Toledo durante a semana foi um fenômeno ‘meteoro’

Moradores de Toledo e de vários municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná observaram um grande clarão no céu no começo da madrugada da última terça-feira, 07. Várias câmeras de segurança de diversas localidades filmaram o momento em que o fenômeno ocorreu.
O astrônomo e coordenador de projetos espaciais da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Janer Vilaça, conversou com a equipe de reportagem do site Toledo News e explicou sobre o que foi o fenômeno visto nos céus de Toledo e de várias outras localidades.
“A gente chama o que aconteceu de fenômeno meteoro, que são todos aqueles fenômenos que acontecem na atmosfera e isso é um acontecimento luminoso. Trata-se de uma rocha espacial que orbita no meio interplanetário, foi atraída pela gravidade do planeta Terra e com sorte a gente conseguiu observar aqui nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste do Paraná”, explicou.
“Essa rocha devia ter mais de um metro, o que é considerado grande. Quando ela entrou na atmosfera terrestre, com o atrito, aqueceu muito e provocou o que chamamos de encandecimento, se tornando muito quente e extremamente brilhante. Ela não chegou a cair no solo terrestre, pois a pressão foi tão grande que ela passou do estado sólido para o gasoso. Alguma poeirinha até pode ter caído, mas algo insignificante. São fenômenos que acontecem muito”, esclareceu.
“Ela se espatifou e qualquer resíduo que possa ter caído na Terra, não pode ser encontrado, pois é muito pequeno e encandeceu. Para se ter uma ideia, as pessoas viram o clarão, mas a rocha estava a uma altura de 80 km”, informou o astrônomo.
Janer Vilaça ainda explica que esse é um fenômeno recorrente em toda a história terrestre. “É um fenômeno que vem ocorrendo em toda a existência terrestre, eu mesmo já encontrei várias dessas rochas. A nossa vantagem hoje é que com a tecnologia e com diversas câmeras espalhadas pelos mais variados locais conseguimos registrar isso com muito mais facilidade”.




















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela