"Terabyte": Operação da PF contra abuso infantil cumpre mandatos no Paraná

A Polícia Federal (PF) realizou uma megaoperação nacional contra o abuso sexual infantojuvenil na internet. Em uma força-tarefa que mobilizou todas as suas unidades federativas, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Operação Terabyte. A ação, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, cumpre diversos mandados de busca e apreensão em todo o país, com foco na identificação e prisão de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil.
Em Francisco Beltrão-PR, um dos mandados de busca e apreensão já foi cumprido. A ação visa não só coibir a ação dos criminosos, mas também desmantelar redes de compartilhamento de conteúdo ilegal e identificar vítimas para oferecer a assistência necessária.
A operação é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF) e conta com a participação das Polícias Civis dos estados, demonstrando a integração entre as forças de segurança na luta contra esse tipo de crime.
O nome da operação, "Terabyte", faz referência à unidade de armazenamento de dados que equivale a 1.000 gigabytes, evidenciando a busca por criminosos que lidam com grande volume de material relacionado a abuso sexual infantil. A escolha do nome reflete a magnitude da operação e o foco naqueles que armazenam e compartilham quantidades expressivas de conteúdo ilegal.
A Polícia Federal ressaltou que o combate a este tipo de crime é uma prioridade. A Corporação também destacou a importância da prevenção e do papel dos pais e responsáveis na orientação e monitoramento da atividade online de crianças e adolescentes.
A atuação incisiva da PF no combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes fica evidente nos números: entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão contra abusadores sexuais. A Operação Terabyte é mais um passo da atuação da PF contra esse tipo de crime, buscando garantir um ambiente virtual mais seguro para crianças e adolescentes.















Encontrado: RG em nome de Edson Fernandes da Cruz, encontrada no Teatro Municipal em Toledo