1° Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo será realizado em Toledo


Foto: Divulgação

Cada vez mais Toledo trilha um caminho voltado para o avanço tecnológico. Nessa caminhada, a inovação é uma das conquistas garantidas para o município. Dos dias 19 a 21 deste mês, será realizado o 1° Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo em Toledo 2021, um evento que contará com uma série de cursos voltados aos temas propostos no próprio nome.

Os cursos disponíveis nessa campanha são : Conectado com o Amanhã; Elaboração de Currículo; O Futuro do Trabalho; Minicursos em laboratório de informática: Introdução ao Raspberry Pi; Introdução ao Arduino Uno; Oficina In Book - Empreendedorismo; Oficina In Book - Transformação Digital; Oficina On Board - Planejamento; Oficina On Board - Trabalho em equipe; Workshop - Quero Empreender, e Agora? Oficina: Design Sprint; Oficina: Como Tirar Ideias do Papel; Oficina: Solucionando Problemas; Oficina: Validando uma Ideia; Oficina: Identificando Oportunidades; e Workshop - Tendências do Consumidor.

Para saber mais, realizar o cadastro nos cursos e acompanhar o cronograma, é necessário acessar o link oficial do projeto, CLICANDO AQUI.

O local previsto para ocorrer o evento é no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) Serviço Social da Indústria (SESI) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado na Avenida Parigot de Souza, ao lado do Teatro Municipal.

O diretor-executivo da Fundação Para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Carlos Nascimento, ressalta que a ideia do AM&Tech é desenvolver a ciência e tecnologia local através de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “A ideia do Am&Tech é trazer todos os ativos de ciência, tecnologia e pesquisa dos parceiros que estão na organização, reunindo num espaço todas essas atividades. A ideia é conhecer as iniciativas do poder público e setor privado, para assim entender como podemos melhorar a nossa performance em ciência e tecnologia”.

O diretor-executivo da Funtec também afirma que a ideia é realizar o evento anualmente. “Queremos que cada edição supere os resultados das anteriores e isso será feito com atrativos, tanto para o público especialista, quanto para o público geral. Nesta primeira, oferecemos, por exemplo, mostras e arena de robôs, mesas de legos, óculos de realidade virtual, tela interativa e painéis, atividades que vão chamar a atenção do público mais jovem. As escolas de ensino fundamental e médio, que podem incluir conceitos de robótica e iniciação à programação em suas grades curriculares,  levarão seus alunos para terem contato com este universo e estes também conhecerão o que as instituições de ensino superior estão fazendo e os cursos que disponibilizam”, conclui Nascimento.

Essa ação é um trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Toledo, Fundação de Formação Tecnológica (FUNTEC), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Agência do Trabalhador, Parque Científico e Tecnológico em Biociências (Biopark), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Toledo, Núcleo Regional de Educação (NRE) Toledo, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema FIEP, SESI SENAI, Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com informações da assessoria da Prefeitura de Toledo.