ACIT celebra anúncio de investimentos da Sanepar para ampliar a captação de água em Toledo

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) participou, na tarde de quarta-feira (7), de uma videoconferência com a diretoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e representantes do poder público municipal para tratar dos investimentos previstos para o abastecimento de água em Toledo. Representando a entidade, o vice-presidente de Indústria da ACIT, Lieser Belenzier, acompanhou as discussões e reforçou a importância das obras anunciadas para garantir maior segurança hídrica e preparar o município para o crescimento futuro.
Durante o encontro, a Sanepar confirmou a realização de dois investimentos estruturantes no ciclo 2026–2030, com a implantação de duas novas estações de captação de água. As obras têm como objetivo reduzir riscos operacionais, garantir o abastecimento contínuo e fortalecer a infraestrutura hídrica do município, tornando-a mais adequada às demandas futuras.
Uma das novas captações será implantada no Rio Lopeí e a outra será no Rio Toledo, substituindo a atual estrutura existente. O planejamento prevê um sistema mais moderno e menos vulnerável, assegurando condições adequadas tanto para a população quanto para o setor produtivo.
Reivindicação da ACIT
A decisão da Sanepar atende também a uma reivindicação histórica da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), que há anos vem alertando para a necessidade de fortalecer a infraestrutura hídrica do município como condição essencial para o desenvolvimento econômico e social.
A participação da entidade na reunião reforça o posicionamento já formalizado em ofício encaminhado recentemente ao diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski. No documento, assinado pelo então presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, a entidade manifestou preocupação com o planejamento de obras e investimentos voltados ao abastecimento de água na sede urbana de Toledo, solicitando informações sobre o cronograma e os projetos para a construção de uma nova captação e de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).
No ofício, a ACIT destacou o crescimento contínuo do município e a necessidade de que o planejamento da Sanepar acompanhe essa realidade, garantindo segurança hídrica para as próximas décadas. A entidade também chamou atenção para dois pontos críticos: a vulnerabilidade da atual captação no Rio Toledo, localizada dentro do perímetro urbano e próxima à rodovia, e a urgência de ampliar a capacidade de captação e tratamento de água.
Para o vice-presidente de Indústria da ACIT, Lieser Belenzier, a confirmação dos investimentos representa o encaminhamento adequado a uma demanda considerada vital para Toledo. “Estamos muito satisfeitos com este anúncio, pois desde 2009 manifestamos nossa preocupação com a segurança hídrica do município. Essas novas estações de captação vêm para resolver essa questão e dar condições para Toledo continuar crescendo de forma segura, com estrutura para chegar a até 200 mil habitantes”, destacou.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Toledo.




















Procura-se: Família do Jardim Pancera procura por gatinho desaparecido