Alunos da Escola Carlos Friedrich participam do “Direção Defensiva Kids”


Foto: Divulgação

A Escola Municipal Carlos Friedrich recebeu nesta sexta-feira (1º) o “Direção Defensiva Kids”, atividade que integra o Ecopedal – Projeto de Direção e Manobra Defensiva para Crianças, uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) em parceria com as secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana. Durante o horário das aulas, a rua em frente ao estabelecimento de ensino foi interditada pela Guarda Municipal e  transformou-se em uma pista com obstáculos (cones, rampas e lombadas) que simulam o cotidiano de um ciclista pelas ruas da cidade.

Alternadamente, tanto no período matutino quanto no vespertino, cerca de 400 estudantes do 1º ao 5º ano – com suas próprias bicicletas ou com as emprestadas pelo projeto – foram percorrendo o trecho. “Os alunos começaram bastante inseguros, cometendo alguns erros, mas, aos poucos, eles ganharam confiança e o desempenho melhorou muito. O envolvimento das crianças foi ótimo e certamente elas vão querer que mais ações como esta aconteçam em nossa escola”, comenta a professora do 2º ano, Iviane Tramontina.

A diretora de Esportes na Natureza e Paradesporto da Smel, técnica desportiva Sandra Schossler, destaca os benefícios que este projeto propicia. “O Ecopedal tem, entre outros objetivos, potencializar habilidades como coordenação motora, habilidade e destreza, além, é claro, de despertar sentimentos de cooperação e respeito às regras. Este trabalho já foi realizado em três escolas do interior, onde as crianças usam bem mais a bicicleta para os deslocamentos diários, e agora chega às localizadas na sede do município. A Carlos Friedrich é a primeira e gostamos muito da forma como as crianças se envolveram nesta atividade”, relata.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias