Associação Drift 45 leva Toledo ao limite da velocidade e mantém viva a paixão pelo automobilismo


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News

O ronco dos motores e o cheiro de pneus queimados dominam o pátio do Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, uma vez por mês. Ali, a Associação Drift 45, recentemente reconhecida como Utilidade Pública, treina e cultiva a paixão pelo drift, modalidade automobilística que conquista cada vez mais adeptos no mundo.

Para entender a adrenalina e a técnica por trás do drift, a equipe de reportagem do Toledo News conversou com Adriel Machado, vice-presidente da Associação.

Drift: mais que um esporte, uma experiência

"A sensação de praticá-lo é incrível, quase como se o carro estivesse flutuando. É uma experiência gratificante que é difícil não gostar. Além disso, é um esporte seguro, onde o estilo é mais valorizado do que a velocidade, permitindo até mesmo levar pessoas como passageiros para experimentar a emoção.", define Adriel. Reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o esporte reúne milhares de entusiastas em campeonatos que lotam as arquibancadas.

A história de Adriel com o drift começou em 2009, com simuladores. A paixão o levou a ser juiz em campeonatos nacionais e, junto com outros entusiastas, a fundar a Drift 45. O objetivo da Associação vai além de formar pilotos: é criar uma comunidade vibrante e unida pelo esporte.

"O drift é mais que uma competição, é uma confraternização", afirma Adriel. "Nos treinos, a ênfase está em aprender e compartilhar técnicas, não em vencer. Essa atmosfera amigável é o que torna o drift tão especial".

A prática do drift exige carros com tração traseira e equipamentos de segurança específicos, como bancos concha, freio de mão reforçado e uso obrigatório de capacete e cinto de segurança. No Brasil, modelos como BMW E36, Chevrolet Omega e Chevrolet Chevette são campeões de preferência entre os drifters.

A Associação Drift 45 tem planos ambiciosos para o futuro. A meta é desenvolver pilotos locais para competir em nível nacional e, quem sabe, sediar eventos oficiais em Toledo. Isso traria benefícios para o turismo regional e consolidaria a cidade como um polo do automobilismo no Brasil.

Ainda não é possível ir acompanhar os treinos da equipe, que são realizados de portões fechados, mas você pode acompanhar as novidades e conferir a agenda de apresentações oficiais através do perfil no Instagram @drift.45. Interessados em fazer parte da equipe também podem conhecer as regras da Associação e os requisitos para participar dos treinos.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias