Associação Fla-Toledo realiza mutirão e retira meia tonelada de resíduos da Sanga Panambi

No último sábado, dia 30 de agosto, a Embaixada Fla-Toledo promoveu um mutirão de limpeza e preservação ambiental na Sanga Panambi, como parte do calendário de Ações Sociais 2025 das Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra. A iniciativa reuniu voluntários em uma manhã dedicada ao cuidado com a natureza, retirando resíduos e recuperando a área, ao mesmo tempo em que fortaleceu a consciência ecológica na comunidade.

Durante a ação, foram encontrados preservativos e até um colchão, evidenciando o uso inadequado do espaço próximo ao córrego. Além disso, objetos oriundos de furtos foram recolhidos e entregues à Guarda Municipal (GM), que confirmou a procedência criminosa conforme Boletim de Ocorrência (B.O). Ao todo, foi contabilizada meia tonelada de resíduos retirados do local. “O que vimos ali foi um alerta para todos. Precisamos cuidar mais dos nossos espaços naturais e dar o exemplo para as futuras gerações”, destacou o presidente da Fla-Toledo, Sidnei Monteiro, o “Sidão”.

Além do benefício imediato à natureza, o mutirão promoveu integração comunitária e teve caráter educativo, especialmente para os jovens participantes. Sidão ressaltou que a ação vai além da limpeza. “Estamos mostrando que a Nação Rubro-Negra é também engajada em causas sociais e ambientais. O Flamengo é paixão, mas também é responsabilidade com à comunidade onde estamos inseridos”.

A iniciativa está alinhada ao calendário oficial de Ações Sociais das Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra do Flamengo, que em agosto dedica-se à limpeza e preservação do meio ambiente. Em 2025, outras campanhas estão previstas, como a doação de sangue em novembro e o tradicional Natal Solidário em dezembro.

A Embaixada Fla-Toledo, agora constituída como associação com sede própria na Rua Guaíra, Nº 3.565, no Jardim Santa Maria, reafirma com esse mutirão o seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental. “Foi um dia de muito trabalho, mas também de união, aprendizado e exemplo de cidadania. Nossa meta é fortalecer cada vez mais esse movimento”, completou Sidão.
A sede da Associação recebe os torcedores do Flamengo para acompanhar as partidas da equipe nos mais diversos campeonatos.















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela