Câmara de Toledo entregará honrarias a personalidades que marcaram a história de Toledo

No dia 14 de dezembro, a cidade de Toledo completará 73 anos. Três dias antes, no dia 11 de dezembro, a Câmara de Vereadores irá promover a Sessão Solene de Concessão e Outorga de Honrarias para homenagear personalidades que contribuíram significativamente para o progresso local. A cerimônia será realizada no Teatro Municipal, às 19h00. Toda a comunidade está convidada.
A Prefeitura e o Poder Legislativo irão entregar o Título de Cidadania Honorária, a Medalha Willy Barth e a Medalha Diva Paim Barth. Anualmente, dois homenageados recebem cada uma das honrarias.
Durante a semana, o Departamento de Comunicação da Câmara de Toledo irá divulgar uma entrevista exclusiva com cada um dos seis homenageados. O conteúdo será disponibilizado no Youtube, no Spotify e nas redes sociais do Legislativo.
Conheça os homenageados:
Cidadania Honorária
A Lei “R” de Nº 65/2017 determina que o título de cidadania honorária seja concedido a pessoas físicas com a naturalidade distinta da toledana – ou seja, que nasceram em outras localidades. Podem receber o prestígio as personalidades que:
I – tenham se destacado em sua vida pessoal, política ou profissional para o engrandecimento do Município ou que prestaram serviços de reconhecimento público à democracia ou ao povo brasileiro;
II – tenham se destacado com o progresso do Município.
Na cerimônia de outorga de cidadania honorária do ano passado, o professor Neri Antônio Sebastiany e a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal foram homenageados. Em 2025, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt e Cláudio Tomuo Hayashi serão reconhecidos por suas contribuições.
Cláudio Tomuo Hayashi
Filho de imigrantes japoneses, Cláudio Tomuo Hayashi nasceu em Serra Azul- SP. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no ano de 1972, com especialização em anestesiologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1973. Em 1975, Cláudio Hayashi ingressou no corpo clínico da então Casa de Saúde Bom Jesus, como médico anestesiologista.
Além de sua participação em diversos outros cursos e congressos na área médica, Cláudio também é membro ativo da Sociedade de Terapia Intensiva e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 1982, e vice-presidente da Associação Médica do Paraná – também ocupou os cargos de tesoureiro e presidente. Em nosso Município, Cláudio Tomuo Hayashi teve importante participação não só na área da saúde, mas, também, nos setores social e comunitário. Foi um dos fundadores da Clínica de Anestesiologia, sócio do Lions Club desde 1978, sócio-fundador da Creche Lions Ledi Maas (atualmente Instituto Ledi Maas, centro beneficente para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade), sócio da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO) e, desde 2016, presidente da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus.
Por sua trajetória profissional na medicina durante mais de 50 anos, sem sanção disciplinar e com histórico ético exemplar, Cláudio foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná - CRM/PR com o Diploma de Mérito Ético Profissional.
(Resumo da Mensagem de Nº 22, contida no PL de Nº 73/2025)
Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt
Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt nasceu em 24 de agosto de 1964, na cidade de Carazinho-RS. É o caçula dos dez filhos do casal Guerino e Emília Pertile Pagnussatt. Casado com Noeli Amorim, pai do Gibran e da Prianka, e avô da Carolina, Matteo, Nina e Flora.
No início da década de 1970, sua família migrou para o Paraná e se estabeleceu no recém-formado Jardim Porto Alegre, em Toledo. Ao lado do pai, iniciou sua vivência no comércio, colaborando ainda na juventude com o pequeno armazém da família. Liderou a transformação do negócio em uma das maiores redes de supermercados do interior paranaense, destacando-se como gestor do Supermercado Lunitti entre os anos de 1985 e 2012.
Em 2012, ao assumir o cargo de prefeito de Toledo, optou por encerrar a atividade empresarial e dedicar-se integralmente à política. Formado em Gestão Imobiliária e atualmente cursando Bacharelado em Teologia da Doutrina Católica, exerce hoje a função de Assessor Especial da Casa Civil do Governo do Paraná, na gestão do Governador Ratinho Júnior.
Em sua longa trajetória eleitoral: disputou onze eleições ao longo de três décadas, sendo eleito vereador (1997–2000) e prefeito de Toledo em dois mandatos (2013–2016 e 2021–2024). Também concorreu aos cargos de deputado estadual (1998, 2006, 2018) e à Prefeitura de Toledo em outras cinco oportunidades (2000, 2004, 2008, 2016 e 2024). Durante o biênio 2023/2024, também exerceu a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
(Resumo do texto que acompanha o Projeto de Lei de Nº 85/2025)
Medalha Willy Barth
A honraria é concedida pela Câmara de Toledo a pessoas físicas, independente da naturalidade, “que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado nas ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente” (Lei “R” de Nº 65/2017).
Em 1987, Ernesto Dall’Oglio (primeiro prefeito de Toledo) e Alcides Donin (primeiro servidor público da cidade) foram os primeiros homenageados na categoria. Os dois homenageados de 2025 serão Aquelino Luiz Massola e Alexandre Macorin de Lima.
Aquelino Luiz Massola
Aquelino Luiz Massola chegou a Toledo-PR em 1949, aos 13 anos, vindo com a família de Paraí, no interior do Rio Grande do Sul. Ainda adolescente, começou trabalhando em um empório, confeccionando saquinhos para embalar arroz e feijão — tempos em que os produtos ainda não vinham em pacotes plásticos como hoje.
Logo se envolveu com o transporte de madeira, um dos pilares da economia local naquele período inicial, durante a intensa exploração de pinheiros promovida pela Madeireira Rio Paraná, a conhecida Maripá. Aquelino foi um dos primeiros caminhoneiros da empresa, ajudando a retirar toras do mato e transportá-las até o Porto Britânia, de onde eram lançadas ao Rio São Francisco e rebocadas em jangadas até a Argentina. Participou ativamente da logística pioneira da madeira, passando por locais como Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
Aquelino foi um dos fundadores do primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Toledo, onde também foi patrão por seis anos. Também foi presidente do Grêmio local e teve participação ativa na fundação e estruturação do Clube Toledão (Toledo Esporte Clube), onde atuou como secretário e conselheiro por muitos anos. Casado em 1951, constituiu família em Toledo, tendo três filhos.
Foi um dos primeiros moradores da Rua Souza Naves, onde construiu a primeira casa em uma região que, na época, era ocupada apenas por chácaras. Ajudou a abrir picadas no mato com machado para que as primeiras residências pudessem ser erguidas. Quando chegou à cidade, Toledo contava com apenas 12 casas. Aquelino Luiz Massola completou 91 anos em 12 de maio de 2025. É símbolo vivo da formação de Toledo — um homem que ajudou a construir não apenas estradas e casas, mas também valores e tradições que seguem vivos até hoje.
(Documento anexado ao Projeto de Resolução nº 25/2025)
Alexandre Macorin de Lima
Alexandre Macorin de Lima, natural de Porecatu-PR, nasceu em 13 de dezembro de 1970. É casado com Patricia Macorin de Lima e pai de Livia Macorin de Lima e Luiza Macorin de Lima. Filho de João Manoel de Lima e Eli Terezinha Macorin de Lima, construiu uma trajetória marcada por dedicação à segurança pública e ao serviço à sociedade paranaense.
Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em 1991, e é pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Civil, título obtido em 2007. Ao longo de sua carreira, atuou também como educador e instrutor. Possui ainda formação em Análise de Perfil Comportamental pela FEBRACIS.
Ingressou na Polícia Civil em 1994 como Delegado de Polícia, atuando nas cidades de Barracão, Assis Chateaubriand e Paranavaí. Posteriormente, exerceu funções de liderança em diversas unidades, entre elas: Delegado Operacional da 6ª Subdivisão de Foz do Iguaçu, Delegado-Chefe do C.O.P.E. – Centro de Operações Policiais Especiais do Estado do Paraná, Delegado-Chefe das Subdivisões Policiais de Cascavel (15ª), Toledo (20ª) e novamente da 6ª Subdivisão. Foi ainda Delegado Corregedor da Área Centro-Oeste, Delegado Titular da Divisão de Polícia Especializada, Delegado Coordenador da Operação Costa Oeste e Delegado Titular da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio. Atualmente, é o delegado titular da 20ª Subdivisão da Polícia Civil do Paraná em Toledo
Foi eleito conselheiro da Polícia Civil para o biênio 2018/2019 e reeleito para o biênio 2020/2021. Também exerceu a função de Assessor de Relações com a Comunidade do Departamento da Polícia Civil. Seu currículo é enriquecido por ampla formação técnica, com cursos realizados em instituições nacionais e internacionais.
(Informações retiradas da Justificativa do Projeto de Resolução nº 24/2025)
Medalha Diva Paim Barth
Modalidade mais nova de honraria, a Medalha Diva Paim Barth foi instituída pela Lei de Nº 2.635/23. Em 2024, Cecília Angeli e Carmen Maria Donaduzzi foram as primeiras homenageadas. A condecoração é concedida apenas a mulheres.
Por meio do prêmio que leva o nome da pioneira, serão exaltadas as personalidades femininas que tenham “contribuído para o desenvolvimento do Município ou se destacado em ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades ou de outras formas de expressão que contribuíram para a promoção da nossa gente”.
No segundo ano de entrega da Medalha Diva Paim Barth, a sociedade toledana terá a oportunidade de enaltecer as contribuições de Helga Ivoni Viezzer e Rosmari Gatto Bordignon.
Helga Ivoni Viezzer
Natural de Piratuba-SC, Helga Ivoni Viezzer reside em Toledo-PR desde 1952. Pioneira e filha dos pioneiros Avelino e Anna Marie Hofstaetter, é a sexta ordem de filiação. No mercado de trabalho, sempre esteve ligada à cultura. Iniciou carreira profissional nos anos 70 e atuou em diversas áreas: servidora pública, professora, empresária, poeta e artista plástica.
Lotada na Secretaria da Cultura, exerceu a função de secretária executiva do primeiro Conselho Municipal de Cultura de Toledo. Além de outras atuações no setor público e na iniciativa privada, foi diretora do Departamento de Cultura em duas gestões e coordenadora-geral da Usina de Conhecimento. Trabalha voluntariamente há mais de 39 anos com grupos de ajuda humanitária.
Participou de diversas exposições coletivas de pintura em tela e esculturas. Em 1983, venceu o Concurso de Decoração Natalina Jardim. Em 1999, foi a idealizadora da Galeria das Primeiras-Damas, instalada na Usina de Conhecimento. Participou da execução de projetos de decoração carnavalesca e natalina na Praça Willy Barth e em outros pontos da cidade.
Helga é presidente emérita da Academia de Letras de Toledo-PR, ocupante da Cadeira n° 8. Está entre os 12 acadêmicos fundadores da instituição. Presidiu a Academia em duas gestões, de 14/12/2014 a 06/03/2017. Escreve contos, crônicas, poemas e conta com várias publicações em jornais, livros e revistas. Em 2021, lançou Sementes & Sonhos, livro de memórias que retrata a região Oeste do Paraná. Em sua trajetória, recebeu importantes prêmios literários. A escritora possui 25 livros publicados coletivamente e dois individuais.
(Confira a biografia completa no documento anexado ao Projeto de Resolução nº 22/2025)
Rosmari Gatto Bordignon
Rosmari Gatto Bordignon, natural de Espumoso-RS, nasceu em 19 de junho de 1962. Filha de Adolfino Luiz Gatto (in memoriam) e Arlete Maria Gatto, mudou-se com a família para Toledo, no Paraná, em 1966, fixando residência no Bairro Jardim Porto Alegre. Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela FECIVEL (atualmente UNIOESTE), em Cascavel, Rosmari também possui pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde – Hospitalar e Saúde Pública, além de qualificações adicionais em Fitoterapia, pelo curso promovido pela Itaipu Binacional, e no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), voltado à formação continuada de professores da rede pública estadual.
Em sua carreira no serviço público, iniciou suas atividades como enfermeira em 1986, após aprovação em primeiro lugar em concurso público municipal. Participou ativamente da implantação das Ações Integradas de Saúde (AIS), da municipalização dos serviços de saúde e da expansão das Unidades Básicas de Saúde em diversos bairros de Toledo. Na área educacional, é docente concursada há mais de três décadas. Participou da elaboração de currículos e planos de cursos técnicos, entre eles: Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Cuidados com a Pessoa Idosa, Especialização em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, nos formatos PROEJA, Subsequente e Integrado (IFEPT).
Em 1989, foi convidada a assumir a Diretoria do Departamento de Saúde de Toledo, sendo responsável pela criação do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde. Em 1994, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Liderou a implementação de programas sociais relevantes, como o Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência (PPGA), Programa Materno-Infantil, Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Programa Saúde na Escola (PSE). Rosmari também se destacou como conselheira em instâncias de formulação de políticas públicas, como o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal da Juventude. Além disso, foi presidente do Rotary Club Toledo Aliança no biênio 2008/2009.
(Informações retiradas do Projeto de Resolução de Nº 2023/2025)
Sessão Solene de outorga de honrarias (Cidadania Honorária, Medalha Willy Barth e Medalha Diva Paim Barth)
📅 Data: 11 de dezembro (quinta-feira)
🕗 Horário: a partir das 19h00
📍 Local: Teatro Municipal de Toledo
Acompanhe a Sessão Solene
Para quem não conseguir acompanhar presencialmente, a Câmara fará a transmissão do evento pelo canal no Youtube:
https://www.youtube.com/@camaratoo.














Procura-se: cachorrinho desaparecido na região do Santa Clara 4 (Jardim Europa)