Cerimônia encerra o curso pré-vestibular e Enem da Prefeitura em 2025


Foto: Divulgação
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

Foi realizada a cerimônia de encerramento do curso pré-vestibular e Enem gratuito da Prefeitura de Toledo, na última sexta-feira (14), no Centro da Juventude (CJU) do Jardim Europa. O evento contou com a presença de aproximadamente 60 alunos acompanhados de familiares, e entrega dos certificados.

Também participaram a secretária de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), Sheila Delava, que representou o prefeito em exercício, Lucio De Marchi; os vereadores Sérgio Japonês, representando o Legislativo, e professor Oséias, representando a liderança de governo; além do diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Tiago Mendes.

O curso pré-vestibular e Enem promovido pela Prefeitura de Toledo, por meio da SDHS, teve seis meses de duração e encerrou o ano de 2025 com aproximadamente 80 alunos matriculados.

Foram aulas de segunda a quinta-feira no CJU Europa, com os mesmos professores do Biopark. Os alunos tiveram transporte gratuito e lanche no intervalo de todas as aulas, fornecido pela Cozinha Social do município.

A secretária Sheila Delava afirmou que muitos alunos e pais iniciaram o curso com dúvidas sobre permanecer e conciliar rotinas, destacando que “alguns olhos assustados” e a preocupação das famílias mostravam a dimensão do compromisso. Disse que os estudantes deveriam agradecer quem os acompanhou diariamente e ressaltou, em sua fala, que o conhecimento é “o maior presente” oferecido pelos responsáveis. Declarou ainda: “Vocês enfrentaram diversos desafios, colegas dizendo ‘fica em casa’, mas vocês permaneceram firmes. Tenho certeza de que vamos colher muitos frutos”.

O vereador Sérgio Japonês afirmou que o percurso até o Enem exigiu insistência, persistência e dedicação, avaliando que os estudantes concluíram uma etapa e iniciam outra. Disse: “Não existe vitória sem lutas”. Para ele, os alunos receberam o conteúdo pedagógico necessário e deram “o primeiro passo na escalada”. Em nome do presidente da Câmara, Gabriel, e dos vereadores da 18ª Legislatura, desejou sucesso aos concluintes e parabenizou as famílias que incentivaram a participação no programa.

O vereador professor Oséias relembrou a construção do CJU Europa na gestão do ex-prefeito José Carlos Schiavinato (in memoriam) e disse que o espaço hoje “forma vidas”. Afirmou: “Não teria como o Biopark vir aqui num espaço debaixo de árvores”. Para ele, o curso representa mais do que a nota do Enem e que, no futuro, os jovens reconhecerão esse processo: “Foi lá. Foi lá”. Segundo ele, os professores buscaram “tirar o véu” e mostrar que a potência está nos próprios alunos, afirmando que ali podem estar futuros profissionais e lideranças públicas.

O diretor do Biopark, Tiago Mendes, disse que a parceria utilizou o melhor que as instituições podiam oferecer. “Esperamos que os estudantes tenham gostado”, afirmou. Destacou que o Enem já está em andamento e que as atividades do curso podem ter contribuído para o caminho profissional dos participantes. Convidou os alunos a conhecer outros programas do Biopark, mencionando a faculdade, laboratórios para estágios e oportunidades de pesquisa. Finalizou agradecendo à Prefeitura e à Secretaria pela confiança na parceria.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim