Com apoio do Instituto BRF, restaurante escola de gastronomia para migrantes é inaugurado em Toledo


Foto: Divulgação - Embaixada Solidária
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Com apoio do Instituto BRF, o Projeto Cozinha Mundo inicia as suas atividades em Toledo. O restaurante-escola oferece cursos de formação na área gastronômica voltados a pessoas migrantes, com foco especial na prevenção de perdas e desperdícios de alimentos — um tema transversal presente em todo o conteúdo do curso. As aulas incentivam o aproveitamento integral dos ingredientes, a adoção de práticas mais conscientes na cozinha e a valorização do consumo responsável. Além da qualificação profissional, o projeto também prevê a criação de uma rede regional dedicada ao encaminhamento dos formandos para oportunidades de trabalho, promovendo inclusão social e geração de renda. 

O Projeto Cozinha Mundo é uma iniciativa da Embaixada Solidária, organização social voltada ao apoio de pessoas migrantes. A sua execução tornou-se viável por meio do Desafio Perda Zero, lançado em 2024 pelo Instituto BRF com o objetivo de incentivar soluções inovadoras para o combate à perda e ao desperdício de alimentos nas comunidades onde a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está presente. A chamada pública recebeu propostas de startups, organizações da sociedade civil (OSCs), cooperativas e instituições de ensino sem fins lucrativos. A Embaixada Solidária foi uma das quatro selecionadas e, além do apoio financeiro, conta com orientação técnica do Instituto BRF e do Hub BRF, além da possibilidade de estabelecer parcerias com comitês locais de impacto social. 

“Ao apoiar essa iniciativa, estamos reforçando o nosso compromisso em duas áreas que são prioridades para o Instituto BRF: reduzir a perda e o desperdício de alimentos e promover a formação profissional e do empreendedorismo na área da alimentação. Com isso, contribuímos para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estamos presentes”, afirmou Raquel Ogando, presidente do Instituto BRF. 

Além da Cozinha Escola, a iniciativa prevê a redistribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade, em parceria com o Banco de Alimentos, ampliando o acesso à alimentação de qualidade e contribuindo para a redução das desigualdades — mais de 17 toneladas de alimentos já foram distribuídas. A parceria inclui, ainda, uma horta desenvolvida por voluntários do Instituto BRF — todos funcionários da BRF em Toledo — que será de destinada ao uso do público acompanhado pela Embaixada Solidária. 

Edna Nunes, presidente da Embaixada Solidária, destacou que a parceria com o Instituto BRF mostra como colaborações bem estruturadas podem gerar impactos concretos, indo além da doação de alimentos para promover segurança alimentar, formação profissional e geração de renda. “Na Embaixada Solidária, acreditamos que combater a fome é criar condições para que famílias se reconstruam, e é isso que fazemos: resgatamos alimentos, formamos pessoas e impulsionamos a dignidade”, finalizou. 

Sobre o Instituto BRF     

O Instituto BRF é a entidade responsável por coordenar os investimentos e projetos de sociais da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy. Com o propósito de promover comunidades mais justas e sustentáveis, o Instituto BRF atua como uma aceleradora de impacto social positivo, impulsionando iniciativas nas áreas de alimentação e educação, além de gerir o Programa de Voluntários BRF. Ao longo de seus 13 anos de atuação, já impactou a vida de mais de 3,6 milhões de pessoas, mobilizou 40 mil voluntários e realizou mais de 3.400 ações sociais em 70 cidades brasileiras. 

Sobre a Embaixada Solidária 

A Embaixada Solidária é uma organização social com sede em Toledo dedicada ao acolhimento, orientação e apoio à comunidade imigrante da Região Oeste do Paraná desde 2015. Fundada pela jornalista Edna Nunes, a instituição atua na criação de vínculos, preservação cultural, garantia de direitos e facilitação do acesso às políticas públicas para migrantes e refugiados. Já atendeu aproximadamente 30 mil pessoas no processo migratório vindas de todos os estados do Brasil e de mais de 40 países do mundo.  A Embaixada Solidária promove a convivência harmônica entre os povos, defendendo um mundo como uma casa comum. A região, conhecida pela oferta de empregos na indústria frigorífica e têxtil, é um importante polo de acolhimento para a comunidade migrante. Reconhecida pelas principais agências internacionais, premiada por importantes órgãos, como a Fiep e Ministério da Cultura, seguimos juntos no propósito da construção de um mundo melhor. 

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim