A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) garantiu, nesta terça-feira (23), um dos maiores investimentos da história da saúde regional com a assinatura do convênio que assegura o repasse de R$ 35 milhões da Itaipu Binacional para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, em Toledo. A solenidade reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da instituição e lideranças da região.

O recurso integra um pacote de investimentos que permitirá a execução do projeto da nova estrutura hospitalar. Além dos R$ 35 milhões da Itaipu, a obra deverá receber outros R$ 35 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em anúncio previsto para os próximos dias, além de R$ 20 milhões já garantidos através de uma linha de crédito subsidiada pelo Governo Federal, obtida por meio do edital do Fundo de Investimentos em Infraestrutura em Saúde (FIIS-Saúde).

Com a nova sede, a Hoesp pretende ampliar significativamente a sua capacidade de atendimento, fortalecendo os serviços de média e alta complexidade oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde de Toledo.
Durante o evento, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), destacou a relevância regional do Hospital Bom Jesus e o reconhecimento conquistado pela instituição ao longo dos anos. “O Hospital Bom Jesus tem recebido cada vez mais incumbências, tanto para Toledo quanto para toda a região Oeste do Paraná. É inegável que ele é o nosso maior serviço de referência regional, o maior hospital e aquele que possui o maior nível de complexidade. É o único hospital habilitado como de alta complexidade em ortopedia e na área do trauma. Isso demonstra não apenas a necessidade existente, mas também o reconhecimento da capacidade desse hospital, da equipe que o compõem e da gestão que conduz esse trabalho. É uma manifestação de confiança no serviço desenvolvido diariamente, porque a saúde é permanente e as necessidades surgem todos os dias”, afirmou.
O deputado federal Elton Welter (PT) enfatizou a importância do projeto para os usuários do SUS e detalhou os investimentos já assegurados para a primeira etapa da obra. “O Hospital Bom Jesus é o hospital de referência do SUS da 20ª Regional de Saúde. Essa é uma grande conquista, especialmente para os usuários do SUS. Nesta primeira fase, serão investidos R$ 55 milhões oriundos da União e da Itaipu, somados a mais R$ 35 milhões do Governo do Estado, totalizando R$ 90 milhões. Toledo já é uma referência em saúde e conquistar um hospital moderno, atualizado conforme os padrões exigidos pelo SUS, vai proporcionar mais qualidade no atendimento. Quando entrar em funcionamento, essa primeira fase contará com cerca de 270 leitos, mas o projeto prevê chegar a 500 leitos futuramente, ampliando o suporte à demanda regional”, afirmou.
O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) classificou a assinatura do convênio como um momento histórico para Toledo e para toda a região. “Este é um momento memorável para a nossa cidade e para toda a regional de saúde. Foi um trabalho conjunto, em que traçamos metas para tornar essa obra possível, e hoje temos a satisfação de comemorar esse convênio. Sobre o atendimento que o hospital oferece para a região, só ouvimos referências positivas, e isso nos anima ainda mais a continuar ajudando a melhorar a saúde da região”, destacou.
Solutio Comunicação Visual
Transforme sua marca com tecnologia de ponta e soluções para projetos visuais ún...
Técnico em Inteligência Artificial e Técnico em Transações Imobiliárias
Garanta sua vaga até 13/07 no Senac de Toledo!
Academia Champs Fit: brinde surpresa para novos alunos
Matricule-se até 30/06 e ganhe um brinde surpresa na contratação do plano fideli...
Precisa de visibilidade na sua campanha eleitoral?
A Placa Mídia te ajuda! Comunicação visual com qualidade e agilidade
Mais
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) destacou a importância estratégica de Toledo para o desenvolvimento do Paraná e ressaltou a união de esforços entre diferentes esferas de governo para viabilizar investimentos na região. “O Oeste do Paraná é uma região pela qual temos muito carinho, e Toledo é uma das cidades mais pujantes do nosso estado, contribuindo fortemente para a economia paranaense. Por isso, também precisamos contribuir para que Toledo continue se desenvolvendo e ajudando no crescimento econômico e produtivo do Paraná. O Governo Federal retomou investimentos importantes e estamos trabalhando de forma conjunta, olhando para a população e para as entregas que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) ressaltou o impacto regional do investimento e destacou a importância da ampliação da estrutura para fortalecer a saúde pública. “Saio daqui muito feliz por ver que estamos construindo uma saúde pública melhor para toda a região. Que esse exemplo possa se repetir em outras cidades e estados do Brasil”, declarou.
Multi Coisas do Real: preços que cabem no seu bolso todos os dias
Ofertas especiais e parcelamento sem juros acima de R$ 300. Clique e c...
Multi Coisas do Real
Coimbra PetShop: banho e tosa com Táxi Dog grátis
Pacotes semanais e quinzenais dão brinde exclusivo e conforto extra pa...
Coimbra PetShop
Tolemalhas: conforto e estilo para sua equipe no frio
Peças personalizadas e à pronta entrega para empresas e eventos. Pedid...
Tolemalhas
Shopping China amplia horário para mais comodidade
Segunda a sábado das 08h às 20h e Domingo das 08h às 16h
Shopping China
Viabilize: referência contábil desde 2004 em Toledo
Atendimento personalizado e suporte completo para empresas em todas as...
Viabilize
Odonto San: Lentes de contato dental e facetas de resina em 12x
Aproveite condições facilitadas e garanta seu tratamento estético
Odonto SanO presidente nacional da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que os investimentos da empresa vão além da geração de energia e fazem parte de uma política voltada ao desenvolvimento regional e à inclusão social. “A Itaipu tem como missão produzir energia barata, limpa e de qualidade, mas também ampliou o seu papel social e ambiental. Hoje investimos nos 399 municípios do Paraná e em 35 municípios do Mato Grosso do Sul, com projetos estruturantes voltados ao desenvolvimento local. Toledo está dentro desse contexto e tem recebido atenção especial. O hospital possui um caráter regional e esse investimento demonstra o compromisso do Governo Federal, da Itaipu e de toda a sociedade com a saúde pública. Quando fortalecemos um hospital como este, fortalecemos também o SUS e garantimos mais qualidade de vida para a população”, ressaltou.

O presidente da Hoesp, Cláudio Hayashi, agradeceu o apoio das lideranças políticas envolvidas na articulação do projeto e reforçou o compromisso da instituição com a excelência no atendimento. “Esta obra permitirá a ampliação do número de leitos e atenderá uma necessidade urgente de modernização da nossa estrutura. Quero agradecer de forma especial aos representantes políticos que, em uma ação conjunta, apoiaram este convênio, garantindo uma obra tão sonhada para toda a região. A partir de hoje, nosso compromisso é ainda maior, focado na humanização, ampliação da estrutura, conforto, tecnologia de ponta para atendimentos de alta complexidade e na manutenção da excelência do atendimento ao SUS, que representa mais de 80,00% dos nossos atendimentos”, afirmou.

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, destacou que a conquista representa um marco para a instituição filantrópica e para toda a região Oeste do Paraná. “Esse valor é muito importante para que possamos garantir a construção o mais breve possível. Precisamos reforçar que a instituição é filantrópica e, por isso, a captação de recursos para uma obra dessa magnitude é um grande desafio. Além dos financiamentos e investimentos públicos, todas as doações também são essenciais para transformar esse sonho em realidade”, disse.
Sobre a nova sede da Hoesp - Hospital Bom Jesus
A nova sede do Hospital Bom Jesus será construída em um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados, nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na primeira fase, o projeto prevê a implantação de 270 leitos para atendimento da população regional, além da criação de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular. Em sua configuração final, a estrutura poderá alcançar cerca de 500 leitos, consolidando Toledo como um dos principais polos de saúde pública do Paraná.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO
Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp).