Dia do Farmacêutico: capacitação e prevenção para promover a saúde e bem-estar das pessoas


Foto: Divulgação - Prati-Donaduzzi

Profissional capacitado para atuar em diversas áreas, o farmacêutico tem importância fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. Com presença de destaque na indústria farmacêutica, em programas de educação de saúde, nas UBSs e farmácias, é ele quem garante o acesso e orientação para o uso correto dos medicamentos.

Neste 20 de janeiro, quando se celebra o Dia do Farmacêutico, a Prati-Donaduzzi enaltece a presença deste especialista cada vez mais necessário no dia a dia das pessoas. “O farmacêutico é um profissional de suma importância, seja orientando a população em relação a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e também ao uso correto de medicamentos de modo geral”, explica Liberato Brum Júnior, gerente de Inovação e Pesquisa Clínica da farmacêutica com sede em Toledo (PR).

Segundo o gerente da Prati-Donaduzzi, as funções do farmacêutico vão muito além dos balcões das farmácias. “Na indústria farmacêutica, conforme Resolução Nº 734/2022 do Conselho Federal de Farmácia, é de competência privativa do farmacêutico toda a responsabilidade e gestão do processo de fabricação e procedimentos para autorização e manutenção dos medicamentos. Nesse contexto, o farmacêutico atua em diversas etapas, como por exemplo, aquisição de matérias primas, produção de medicamentos, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e a farmacovigilância, entre outros. Desta forma, ele é o especialista que assegura o acesso dos pacientes a medicamentos que tenham segurança e eficácia terapêutica”, diz Brum Junior.

Além disso, o farmacêutico é primordial na conscientização contra a automedicação, um dos maiores riscos à saúde das pessoas. “Ele é o profissional habilitado para mitigar este problema, através do aconselhamento aos pacientes, orientando-os sobre o uso correto dos medicamentos, visando melhorar os efeitos terapêuticos e também reduzir a probabilidade de eventos adversos e toxicidade. Em outras palavras, o farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento para pacientes e também para outros profissionais de saúde”, explica o gerente da Prati-Donaduzzi.

Novos desafios com a pandemia

Nos últimos dois anos, em função dos efeitos da pandemia da Covid-19, ocorreram mudanças em hábitos de consumo em diversos setores da economia. O mesmo aconteceu no setor farmacêutico. “Tivemos mudanças no comportamento de compra de medicamentos e produtos para a saúde e também um aumento do número de ‘desinformações no mercado’. Nesse sentido, a capacitação técnica do farmacêutico se tornou ainda mais importante, pois o período exigiu desse profissional maiores ações de educação em saúde e atenção farmacêutica”, afirma Liberato Brum Júnior.

Em contrapartida, a pandemia acabou impondo um aumento na utilização de plataformas online, o que impactou na função do profissional de farmácia. “Isso permitiu acesso a outras empresas, fornecedores, clientes de forma mais rápida. Várias atividades têm potencial de serem desenvolvidas na modalidade remota, contribuindo ainda mais para que o farmacêutico assuma a sua posição estratégica nos serviços de saúde”, diz o gerente da Prati-Donaduzzi.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias