A possibilidade de instalação de um centro de referência e inovação de uma multinacional em Toledo esteve em pauta durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. O encontro contou com a presença do CEO da Palsgaard Brasil, Miguel Hidalgo, acompanhado do gerente de inovação da empresa, Huilian Colpo.
De origem dinamarquesa, a Palsgaard atua desde 1918 no desenvolvimento de emulsificantes e estabilizantes alimentares. Fundada por Einar Viggo Schou, inventor do emulsificante alimentar moderno, a empresa está presente em mais de 100 países e, na América Latina, tem sua operação atendida a partir de Marechal Cândido Rondon, por meio da unidade Palsgaard Brasil.
Ao abordar a estratégia de investimentos da empresa, Hidalgo observou que o projeto em análise está alinhado a uma visão de longo prazo, baseada em estabilidade e crescimento consistente. “Isso é exatamente o que estamos buscando: negócios que perdurem de forma estável e com crescimento consistente”, expôs, ao realçar que a Palsgaard trabalha com horizontes estendidos de planejamento, acrescentando que “não investimos para ver o que vai acontecer no ano que vem, mas para onde estaremos daqui a 10, 15 ou 20 anos”, argumentou.
Durante a reunião, Hidalgo detalhou que a decisão sobre um novo investimento envolve uma avaliação ampla do território, considerando aspectos urbanos, regionais e acadêmicos. “Isso faz parte do que precisamos analisar: como a cidade vai crescer, qual é o plano urbano e que sinergias podemos criar com a academia”, avaliou, ao registrar que a disponibilidade de talentos qualificados também pesa no processo, observando que “é mais fácil captar profissionais em cidades onde já existem duas ou três universidades, porque isso cria um ambiente favorável à inovação”, considerou.
Articulação
Ao tratar da importância de ampliar o diálogo institucional como base para o desenvolvimento regional, o prefeito Mario Costenaro apontou que a aproximação entre poder público, iniciativa privada e instituições de pesquisa é fundamental para a construção de um ambiente mais competitivo. “A estruturação de um diálogo buscando fortalecer e potencializar as forças que nós temos aqui na região é uma condição imprescindível para que a estabeleçamos uma base muito forte de construção de desenvolvimento”, avaliou, ao defender uma atuação conjunta e contínua, acrescentando que “o caminho é construir essa sinergia de maneira mais perene, com termos de cooperação e vínculos mais sólidos”, frisou.
Manutenção de Lavadoras e Geladeiras
Chame a S.O.S Lavadoras e faça seu orçamento pelo WhatsApp!
Educação de qualidade no Adventista
Matrículas abertas! Transforme o futuro do seu filho.
Pizza Calabresa 35 cm
Aproveite 12 fatias por apenas R$ 49,99! Peça já!
Terraplanagem em Toledo
Solicite seu orçamento rápido pelo WhatsApp!
Mais
O gestor também indicou que a inovação deve ser compreendida como um instrumento estratégico para dar suporte às novas demandas produtivas e tecnológicas do município e da região. “Nós precisamos entendê-la como um instrumento articulador para dar suporte a essas novas possibilidades que a gente tem”, manifestou, ao comentar a disposição do município em apoiar a implantação de um centro de inovação, observando que “no que precisar da administração municipal, nós somos parceiros para ajudar vocês a construírem essas possibilidades”, pontuou.
Potenciais
Ao apresentar os diferenciais econômicos e produtivos de Toledo, o prefeito realçou a força do agronegócio local e o potencial do município para se tornar referência também em pesquisa e desenvolvimento. “Nós somos, pelo 12º ano consecutivo, o maior valor bruto da produção agrícola do Paraná, reconhecidos como capital estadual do agronegócio e nacional da proteína animal”, assegurou, ao sustentar que o objetivo vai além da produção, acrescentando que “queremos ser referência também em pesquisa e desenvolvimento da produção, preparando a cidade para absorver esse conhecimento de forma cada vez mais qualificada”, reforçou.
Com articulação da diretora-executiva da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Tatiany Barbiero, a agenda foi viabilizada pela pesquisadora Mônica Fiorese, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que manifestou interesse em promover atividades acadêmicas no futuro centro de referência e inovação. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, o secretário da Administração, Marcelo Marques, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo. “Após a visita, as instituições envolvidas devem avançar na consolidação de informações técnicas e no alinhamento de encaminhamentos para a continuidade das tratativas”, explicou Barbiero.