Estudante da Unioeste de Toledo lança podcast sobre a barragem do Lago Diva Paim Barth

Com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular o debate público sobre a gestão hídrica em Toledo, o doutorando do programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, Leonan Costa, lançou um podcast dedicado à história, aos desafios ambientais e às implicações sociais da barragem do Lago Diva Paim Barth, localizado no centro do município. O projeto reúne entrevistas, dados de pesquisa e relatos da comunidade, trazendo uma abordagem didática e acessível para diferentes públicos.
O podcast, intitulado “Dam Safety: Desvendando a barragem do Diva Paim Barth”, nasceu a partir das investigações desenvolvidas durante o doutorado. A proposta do estudante é aproximar a universidade da população e ampliar o debate sobre recursos naturais, preservação ambiental e políticas públicas relacionadas ao lago.
A Barragem do Lago Municipal de Toledo é uma barragem de terra entre as ruas Amir Gasperin e Irmão Nicolau e foi inaugurada no ano de 1988, possuindo 28,7m de largura e 4,8m de altura. Essa estrutura represa a água do Lago Municipal cuja nascente fica no Horto Florestal.
"O projeto começou ainda em 2023, com uma série de reuniões de planejamento. Em novembro daquele ano, iniciamos as coletas de batimetria e de topografia. Depois seguimos para as análises de qualidade da água e para o monitoramento dos níveis do lençol freático da barragem, usando os piezômetros, além do estudo do escoamento superficial na Sanga Panambi e das medições de vazão. A partir de todas essas coletas, estamos organizando os relatórios e desenvolvendo os artigos que integrarão a minha tese de doutorado”, menciona o estudante.
Segundo Leonan, que tem a pesquisa sobre orientação dos docentes Maristela Cavicchioli e Sérgio Makrakis, transformar o tema em formato de áudio foi uma forma de democratizar o conhecimento produzido na academia. "A ideia do podcast surgiu durante uma das reuniões com a Secretaria do Meio Ambiente de Toledo. Naquele momento, nós ainda não tínhamos iniciado as análises, então o projeto ficou em espera. Só em junho deste ano, depois que concluí um curso sobre jovens e água, é que começamos a estruturar tudo. A partir disso, montei o roteiro do programa e, após a aprovação na Kula Webrádio, conseguimos trazer os convidados que ajudaram diretamente na construção do trabalho”, explica.
O conteúdo também apresenta dados levantados ao longo da pesquisa, além de entrevistas com diversos personagens que contam um pouco da história da barragem. “Nos episódios estão sendo abordados diversos assuntos, como foi executado o plano de ação de emergência, os estudos que foram realizados para a produção dos relatórios, meio ambiente, a educação ambiental e preservação da Sanga. Movimentos e projetos dos 100 mil jovens pela água e mudanças climáticas”, destaca.
Os episódios estão disponíveis no link: https://open.spotify.com/show/0uBd26tvICHQEhZmnL8nUo e apresentam um
panorama histórico da construção da barragem, seus objetivos e os impactos que ela gerou no município.



















Procura-se: cachorrinho que atende pelo nome de Lucky, desaparecido na região na Vila Pioneiro