Início de 2025 deve marcar o lançamento do projeto do novo Hospital Bom Jesus

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, caminha para um marco histórico com a construção de sua sede própria, prevista para iniciar em 2025.
A superintendente Zulnei Bordin destacou, em entrevista ao Toledo News, que o projeto arquitetônico está em fase final de aprovação pela Vigilância Sanitária. A nova estrutura, localizada em terreno doado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), terá uma área inicial de 19 mil metros quadrados e abrigará 270 leitos na primeira fase, com previsão de ampliação para 500 leitos em uma segunda etapa.
Atualmente, o hospital conta com 212 leitos, sendo 138 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma UTI Neonatal e serviços de alta complexidade que atendem os 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde de Toledo.
Zulnei enfatizou a importância do novo hospital para oferecer mais conforto aos pacientes, com enfermarias reduzidas e leitos com banheiros privativos. A unidade também incluirá uma UTI Pediátrica com 12 leitos, inexistente na região, e terá um pronto-socorro mais amplo. A obra está estimada em R$ 110 milhões para a primeira fase, e o financiamento será buscado junto ao Governo do Estado, Itaipu Binacional e à comunidade local.
A superintendente destacou ainda os desafios financeiros enfrentados pela Hoesp - Hospital Bom Jesus, que opera com déficit mensal devido à defasagem na tabela SUS. Doações da comunidade e emendas parlamentares têm sido essenciais para manter a operação. Para 2025, a instituição planeja iniciar as obras do novo hospital e fortalecer seu papel como referência em saúde na região.
Confira no vídeo abaixo a íntegra da entrevista com a superintendente da Hoesp - Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin












Procura-se: cachorrinho desaparecido na região do Santa Clara 4 (Jardim Europa)