Naca e CRAS I estão de casa nova em Toledo


Foto: Divulgação

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras I) passam a funcionar em uma nova estrutura na Rua Lopeí, nº 65, esquina com a Rua Felipe Camarão, na Vila Pioneiro. A inauguração do espaço revitalizado aconteceu na manhã desta quinta-feira (02) e contou com a participação de diversas autoridades municipais, gestores da atual administração e comunidade em geral. 

 O prefeito Beto Lunitti, juntamente com a comunidade e autoridades presentes desatou a faixa inaugural dos dois espaços novos. Ele reforçou o discurso da economia a serviço da vida e mencionou os avanços em diversas áreas da assistência. “Não tem sentido se tudo que arrecadarmos não seja à serviço da vida e das pessoas. Não se faz assistência só com leis, é preciso também recursos, dinheiro. Por isso é preciso fazer escolhas e cortar na carne quando preciso, mas garantir a manutenção dos programas e das demandas que envolvem as pessoas de nosso município”, frisou Beto. 

 Ele também mencionou sobre o desafio das gestões atuais em relação aos prédios públicos que estão envelhecendo e começam a necessitar de reformas ou até reconstrução. “Nós queremos fazer políticas humanas que beneficiem as pessoas. E os técnicos têm a oportunidade de nos mostrar o caminho para que possamos fazer a parte política acontecer”, reforçou o vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt. 

 A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange Fidelis, informou sobre a decisão de trazer os serviços para esta nova estrutura que “a intenção do Naca nesse espaço é ficar numa região mais central e garantir melhor acesso à população, já que está localizado no coração do território. Já em relação ao CRAS I, existe um laudo de interdição do prédio atual, então realocamos o serviço para esse prédio, pois o espaço comporta. Vamos reavaliando nos próximos anos, de acordo com a necessidade de expansão”, explicou. 

 Ela disse ainda que “o Naca atende até 80 crianças e adolescentes, mas pretendemos expandir esse atendimento. E o CRAS é a porta de entrada da população para a política pública da Assistência Social e articulação intersetorial das políticas de proteção”. Segundo Solange, são cerca de 35 mil famílias na área de abrangência do CRAS I em Toledo. 

 Gabrieli Silva Santos, de 7 anos, foi uma das primeiras crianças a entrarem no espaço revitalizado do Naca. Junto com as amigas, não sabiam qual brinquedo ou qual atividade fazer primeiro, de tanta emoção com as novidades. “Achei bonito, gostei daqui, é bem diferente”, se referindo a sala separada, mais espaçosa e que agora conta com atividades próprias para a sua faixa etária. 

 Naca

O Naca é uma unidade da Política de Assistência Social que realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, tendo como objetivos o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a prevenção de riscos e o estímulo ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. 

 O Naca foi instituído em 2005 e realizava as atividades na sede do antigo Piá Ambiental, na Vila Paulista, porém, dado o histórico de graves problemas estruturais, apesar de reformas e investimentos realizados, foi definida a realocação em nova sede, na Grande Pioneiro, garantindo assim acesso a um contingente maior de público a ser atendido.

 CRAS I

O CRAS I, também uma unidade da Política de Assistência Social, é a porta de entrada para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social para acesso à rede de proteção social básica na região da Grande Pioneiro.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias