Projeto Social: lições de vida que vão além das quadras esportivas


Foto: Divulgação - Prati-Donaduzzi

No meio das ruas e bairros da cidade, onde muitos passam despercebidos, há histórias de superação e transformação que desafiam as expectativas. Um exemplo inspirador é o de Luiz Carlos Francisco Rodrigues, treinador da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto).

Para realizar seu sonho de se tornar professor de Educação Física, Luiz enfrentou uma jornada desafiadora, passando por diversas profissões, desde coletor de lixo até operador de máquinas. Apesar dos obstáculos e desafios, nunca perdeu a esperança. "Eu sempre tive o desejo de cursar Educação Física. Depois do falecimento do meu irmão, que era treinador, cogitei a possibilidade de também aprender mais sobre essa área. Em 2004, finalmente me formei", relata Luiz.

Ao longo dos anos, ele teve a chance de atuar como técnico na Escolinha de Futsal do Incomar e na Escola Adventista de Toledo. Posteriormente, abriu sua própria escola em Sobradinho, onde trabalhou por nove anos, conciliando seu tempo como professor de Educação Física na Afeto.

"Não havia muitas competições naquela época, apenas torneios femininos. Buscando por uma evolução no futsal feminino, comecei a conversar com a professora Salete, que jogava para o Clube Toledão, para formarmos um Campeonato de Futsal ao longo do ano. Em seguida, surgiu a ideia de fundar a Associação de Futsal Feminino em Toledo, juntamente com outros professores, e assim nasceu a Afeto", explica Luiz, que é preparador físico e treinador de goleiras na Afeto.

Transformação social

O projeto representa um refúgio para cerca de 362 crianças, com idades entre 8 e 17 anos. Com o suporte de parceiros como a Prati-Donaduzzi, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, esses atletas têm acesso a práticas esportivas. Além disso, recebem assistência com aulas de reforço escolar, interação social entre os participantes, estímulo à disciplina e fornecimento de cestas básicas.

“Ao proporcionar acesso a atividades esportivas, estamos oferecendo muito mais do que simples exercícios físicos. Estamos cultivando hábitos saudáveis que transcendem as quadras, promovendo inclusão social e construindo a autoconfiança e autoestima das atletas”, destaca o gerente de Marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes.

"Após descobrir o futsal e a Afeto, o sonho de viver essa rotina no esporte tem se tornado cada vez mais forte. Os ensinamentos do professor Luiz Carlos, além de desenvolver habilidades necessárias para a excelência na partida, ajudam com a motivação e autoconfiança para cada momento, tanto em competições, mas também fora delas. Isso contribui de forma positiva para o nosso amadurecimento como atleta", destaca a goleira Debora da Silva Alves, de 14 anos.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias