Colunista Dr. Leandro Faé: Saiba mais sobre a eructação, o popular arroto


Foto: Toledo News

eructação, mais comumente chamada de arroto, é a eliminação, por meio de um processo fisiológico, do conteúdo gasoso excessivo do estômago e esôfago expulsando o ar pela boca.

Apesar de os pacientes acreditarem que o arroto excessivo seja secundário a produção excessiva de gases no estômago, por má digestão ou fermentação dos alimentos, ele é, na verdade, devido a deglutição (engolir) excessiva de ar, chamado de aerofagia (comer ar). 

Em algumas situações o volume de ar ingerido pode ser enorme, principalmente em pessoas ansiosas que apresentem aerofagia, que mastigam goma de mascar, chupam balas, ingerem refrigerantes, água gaseificada ou que comem rapidamente. O excesso de ingerir saliva sempre leva à deglutição concomitante de ar, o que leva a eructação em excesso.

Há também alguns pacientes com esofagite, gastrite, úlcera ou dispepsia que sentem melhora da dor em abdome após a ingestão da saliva, devido à neutralização da acidez, assim como pacientes com distúrbios neurológicos como depressão e doença obsessiva-compulsiva. Porém na grande maioria dos casos a aerofagia é um ato habitual e inconsciente, sem relação com distúrbios neurológicos ou psiquiátricos.

Se o paciente não apresenta outros sintomas gastrointestinais, não há necessidade de investigação complementar, nos demais casos a endoscopia digestiva alta estará indicada. O tratamento se dá basicamente através de medidas educativas, como reduzir ou até interromper com a mastigação de gomas de mascar, com o hábito de chupar balas e ingestão de bebidas gaseificadas em geral, as refeições devem ser feitas com a maior calma possível, orienta-se mastigar bem os alimentos e também, ingerir pouca quantidade de alimentos em um número maior de vezes, ou seja, maior número de garfadas com menor quantidade de alimento. E, por fim, em casos selecionados, o tratamento da ansiedade com o uso de tranquilizantes pode ser útil.

O mais importante é o paciente ter a consciência de que a causa do arroto não é produto da má digestão ou da fermentação dos alimentos, mas sim, do ar ingerido por ele.

Doutor Leandro Faé

CRM – PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias