Santíssima Trindade, abundância do amor de Deus


Foto: Toledo News

Falar sobre a Trindade é falar sobre o rosto de um Deus que é, ao mesmo tempo, tremendo e fascinante: absolutamente insondável e absolutamente próximo, totalmente outro e totalmente ao nosso lado, separado e em relação estreita. Falar sobre a Trindade é falar sobre “mistério”. Mesmo que hoje se valorize demasiadamente o cálculo, o raciocínio e a utilidade, o mistério da Trindade não
elimina o ser humano, nem mesmo o humilha. Ao contrário, a Trindade o exalta porque permite que ele compreenda sua essência mais íntima e o autêntico valor de Deus.

Reiniciamos o Tempo Comum na Liturgia. Durante o Tempo Pascal, vivemos intensamente buscando renovar nossa fé no Cristo Ressuscitado para assumir com mais empenho nossa missão, impulsado pelo Espírito. Foi fundamental perceber em nossas vidas o plano amoroso de salvação do Pai: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único para salvar o mundo”. E, agora, é o Espírito Santo que nos acompanha com sua ação renovadora. É Ele que nos recorda as palavras e as ações de Jesus. Hoje celebramos a festa da Santíssima Trindade, fundamento da nossa fé cristã. Portanto, esta é a festa da unidade de Deus. Nós cremos em um só Deus que se revela em três naturezas e pessoas.

A primeira leitura de hoje (Ex 34, 04-09) nos apresenta Deus dizendo que é “misericordioso, clemente, piedoso, paciente, rico em bondade e fiel”. Entrar em contato com a essência de Deus é experimentar que Ele caminha com o seu povo. Esta foi a experiência do povo de Israel e é também a nossa toda vez que o envolvemos em nossa história e permitimos que Ele fique ao nosso lado. Somos sempre nós que nos afastamos de Deus!

Jesus é a encarnação do amor e da misericórdia de Deus. Não são necessárias explicações complexas, devemos só voltar nosso olhar para a cruz e tomar consciência que Jesus nos ama ao ponto de dar a vida por nós. O conhecimento de Jesus se dá pela experiência concreta do amor.

O Espírito Santo é a pessoa divina que pode ser descrita por imagens e comparações. Podemos experimentar os dons que ele nos dá: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Sua missão e essência é nos dar condições de edificar a Igreja, nos santificar e nos preparar para a presença de Deus. Celebrar este mistério de Deus é aceitar o convite e deixar que Deus Trindade nos conduza. Jesus nos pegará pela mão e revelará que a Trindade é só amor, comunicação, que se revela comunidade-família perfeita e quer compartilhar com a humanidade este dom. Só conheceremos Deus, à medida que Ele se revela. O que sabemos e podemos experimentar é a proximidade de Deus que caminha conosco, orienta, ama, admoesta e se faz um de nós através de Jesus, o Filho amado, e que continua a agir no dinamismo do Espírito Santo.

A experiência do amor e da ternura do Deus Uno e Trino nos faz mais humanos e misericordiosos. O amor do Pai e do Espírito Santo norteou os passos de Jesus fazendo-o solidário com todos revelando-se o rosto do Pai. Porque o amor, o verdadeiro mistério da convivência humana, para quem tem fé, tem sentido somente em referência à relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Deus é amor e quem permanece no amor permanece no grande mistério de Deus, que não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias