Sete países marcaram presença no primeiro dia de programação da Semana do Migrante em Toledo

A II Semana do Migrante, realizada pela Embaixada Solidária Toledo, deu início à sua programação no último sábado, 15, com duas atividades: participação em Feira de Artesanato na parte da tarde, com peças confeccionadas nos projetos ativos da instituição de estamparia e costura criativa como: Projeto Faces, Estampa Solidária e Mundo em Retalhos; e um jantar com oficina e partilha de culinária na parte da noite intitulado: Noite Haitiana.

O jantar haitiano recebeu, além de sua comunidade, representantes do Brasil, Cuba, Venezuela, Colômbia, Senegal e Paraguai. Foram feitos os pratos típicos do Haiti e compartilhado sem custo com todos os visitantes, que desfrutaram de uma culinária a base de peixe, com pratos preparados pelas mulheres haitianas de forma coletiva, valorizando os saberes culturais e fortalecendo os laços comunitários. O Haiti é a maior comunidade migratória em Toledo atualmente e o primeiro povo atendido pela Embaixada Solidária, que em maio deste ano completou 10 anos de atividade.
Outros momentos de oficinas e partilhas culinária devem ocorrer durante programação da Semana do Migrante, para valorização gastronômica dos diversos povos atendidos pela Embaixada, além de dar protagonismo ao tema de Segurança Alimentar, que será o foco do novo projeto da instituição em 2024: "Cozinha Mundo”.
Exposição Mundo em Retalhos
A programação da Semana do Migrante segue com diversas ações gratuitas e abertas a toda comunidade, como a exposição Mundo em Retalhos que iniciou nesta segunda-feira (17) no Paço Municipal Alcides Donin (Prefeitura) e fica até o fim da semana aberta para visitação.

Participe e conheça os projetos ativos da Embaixada Solidária para acolhimento digno de migrantes, recolocação em mercado de trabalho, fortalecimento de vínculos, valorização cultural, atendimento humanitário e enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Clique aqui e veja a Programação completa.




















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino