A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou, nesta quarta-feira (28), a posse de 124 novos servidores, além da entrega de importantes obras de infraestrutura que fortalecem a gestão administrativa e ampliam as condições de trabalho da comunidade universitária, a inauguração da Galeria dos Reitores e o lançamento do livro Memória Institucional.
Os novos empossados se somam aos 113 servidores, que já tomaram posse nos últimos meses, aprovados no 13º Concurso Público. A partir de hoje (28), a Unioeste conta com 35 novos servidores de nível profissional e 89 de nível de execução.
Sicredi: Crédito rápido para capital de giro empresarial
Acesse crédito fácil e mantenha o equilíbrio financeiro do seu negócio hoje mesm...
Shopping 1,99: Semana de descontos exclusivos para artesãos
Ofertas especiais até 07/03 e descontos diferenciados para membros do grupo ofic...
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-line ofici...
Conheça o Residencial Carmel da Prati Empreendimentos
Home Club com lazer completo e localização valorizada, próximo ao Lago Novo. Con...
Mais
Segundo a Pró-Reitora de Recursos Humanos da Unioeste, Joseane Nobre, a posse dos novos servidores representa a força de um sistema público que funciona quando há comprometimento e parceria. “Tivemos agilidade nos decretos, diálogo respeitoso com os órgãos do Estado e o envolvimento direto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que demonstra que quando trabalhamos juntos, entregamos resultados concretos. É uma alegria receber esses 124 novos agentes, pessoas que foram esperadas e serão muito bem acolhidas. Como servidora há quase 25 anos, sei o quanto é especial fazer parte da Unioeste. O melhor da nossa universidade são as pessoas”, afirma.
A programação contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Aldo Nelson Bona.
Aluguel de empilhadeiras é com a São Jorge Locadora de Máquinas
Ganhe tempo e aumente a produtividade com empilhadeiras eficientes e s...
São Jorge Locadora de Máquinas
Participe da Pré-Assembleia Sicoob e Concorra a Prêmios
Só dia 5/3: assista online, confira resultados e participe do sorteio ...
Sicoob
Novos cursos e ingresso flexível na PUCPR Toledo
Inscreva-se para 2026 com desconto de 20% via Enem ou escolha o Vestib...
PUCPR
Por que escolher a Audio Car para seu som automotivo?
Soluções completas em som e acessórios para mais conforto e tecnologia...
Audio Car
Colégio Adventista de Toledo: Ensino com excelência reconhecida
Infraestrutura moderna e ensino bilíngue na maior rede cristã do mundo...
Colégio Adventista de Toledo
Mobile Urban Combate Diniz
Moderno, funcional e em 12x de R$ 389,90! Chame no WhatsApp
Combate Diniz Móveis e Eletro“Eu estou feliz em estar aqui vivendo o processo de consolidação do quadro de pessoal da Unioeste. Em torno de 120 servidores nomeados que tomam posse e compõem o quadro de pessoal nesse compromisso do governo do Estado de estruturar plenamente as nossas universidades com estrutura física e com o pessoal necessário para a prestação do bom serviço de formação de pessoas e atendimento às demandas da sociedade”, destaca o secretário.
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, esse momento da universidade coloca em destaque a valorização do profissional que serve a comunidade.
“Com certeza vivemos um momento muito importante para a nossa Universidade, além de todos os investimentos que são fundamentais, mas esse é o principal, os servidores, junto com essa nomeação, estamos fechando nos últimos anos, mais de 250 servidores da nossa universidade. Isso faz com que a universidade esteja cada vez mais atuante para a sociedade.”
O vice-reitor da Universidade, Gilmar Ribeiro de Mello, acredita que a posse desses servidores ajuda a somar ainda mais o trabalho de qualidade da instituição. “Mais uma entrada espetacular de mais de 100 agentes universitários de nível médio e superior, uma necessidade aguardada há muito tempo, que vem somar aos que já entraram e dar uma organização melhor para a universidade. Hoje estamos materializando uma demanda histórica para a universidade, que era a falta de agentes universitários efetivos”.
Para Lúcia Conhizak, que toma posse em um cargo técnico administrativo no campus de Francisco Beltrão, o dia é uma grande realização. “É um sonho que eu estou realizando que há muito tempo eu queria. Então, pra mim é uma realização. Eu me formei na Unioeste há 30 anos atrás em economia, e hoje retorno à casa”.
Já Gustavo Reolon, que assume um cargo no campus de Toledo, além de ser egresso da Unioeste, já trabalhou na Instituição. “Eu fico muito feliz em retornar para a Unioeste, agora oferecendo o meu serviço para a Instituição que me formou, que foi importante para mim também profissionalmente, lugar que eu já trabalhei”.
Obras na Unioeste
Entre as entregas está a primeira etapa da reforma da Reitoria, que contemplou uma área de 1.788,16 m². Também foram concluídas as adequações no subsolo do Prédio de Desenvolvimento Educacional (PDE), com 1.086,21 m², destinadas a abrigar os setores da Assessoria de Planejamento Físico, Editora, Cogeps, Vestibular e Gráfica,99.
As intervenções foram executadas ao longo de um ano e representam a primeira grande modernização do edifício da Reitoria após mais de 30 anos desde sua construção. A reforma contemplou a modernização do Protocolo Geral, da Secretaria Geral, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, da Assessoria de Convênios e da Diretoria de Diplomas, além da reestruturação completa dos banheiros da edificação.
As obras fazem parte de um projeto de modernização e ampliação do espaço e para proporcionar melhor qualidade de trabalho dos servidores e atendimento da comunidade acadêmica e externa.
No subsolo do PDE, as adequações envolveram a otimização do layout e o melhor aproveitamento das áreas. Segundo o diretor de Planejamento Físico da Unioeste, Paulo Henrique Gris, as melhorias tiveram como objetivo modernizar e racionalizar os ambientes, com a adoção de materiais mais atuais e de melhor qualidade, elevando o padrão de funcionalidade e conforto.
“Entre os principais benefícios, destacam-se a melhoria do fluxo de trabalho e do atendimento ao público, a reorganização e integração dos setores, com ganhos de eficiência e redução de deslocamentos internos, a padronização dos espaços, o aproveitamento mais inteligente das áreas disponíveis, o aumento do conforto ambiental e da acessibilidade, além da melhoria das condições de higiene, limpeza e manutenção, especialmente nas áreas sanitárias”, afirma.
Melhorias na Infraestrutura
A nova configuração do prédio da Reitoria, com um projeto arquitetônico moderno impacta diretamente a vida de quem trabalha diariamente nos setores beneficiados com as novas instalações e faz muitos voltarem trinta anos atrás, quando o local foi inaugurado.
A agente universitária Erosania Lisboa diz que as mudanças impactaram sua qualidade de vida no trabalho. “Quando entramos aqui tudo era começo. Na nossa sala tínhamos um computador e para nos comunicarmos utilizávamos o fax. Hoje temos Internet de ponta, novas mesas, um lugar amplo, bem iluminado, climatizado”, diz ela, aprovada no concurso de 1995 e inicialmente funcionária da Pró-Reitoria de Extensão.
Homenagem
Para finalizar a programação do dia foi inaugurada a galeria de homenagem a reitores, vice-reitores e gestores responsáveis pela consolidação da excelência acadêmica, científica e do impacto regional da Unioeste.
“A Galeria é uma ação da atual gestão da Universidade de resgatar a memória institucional com ênfase aos dirigentes que ajudaram a criar um processo de transição, de criação da universidade, a partir das faculdades isoladas” explicou o assessor especial da Reitoria, professor Luis Cesar Yanzer Portela.
Portela também realizou o lançamento do livro “Memória institucional, entrevistas com diretores-presidentes da Funioeste e reitores da Unioeste” que contou com a colaboração do professores Nilceu Jacob Deitos (subcoordenador) e Luiz Fernando Reis, professora Ana Karine Braggio e Vanessa Raini de Santana.
“Nosso primeiro objetivo com essa obra foi fazer um registro da memória dos ex-reitores e também homenageá-los por todo o esforço que tiveram nas decisões estratégicas nas ações que eles elaboraram para o desenvolvimento da Unioeste.
Nesse livro estão entrevistas com ex-dirigentes da instituição, a obra se trata disso, contando a história deles sobre como ingressaram na Universidade, como se candidataram com seus cargos, como as ações que eles desenvolveram durante a sua gestão, o legado que eles deixaram para a instituição e as perspectivas deles sobre o atual momento que vivem na Universidade e o futuro que eles projetaram para a instituição. Além das entrevistas, a obra contém uma breve história sobre a instituição, desde a sua criação, o projeto de sua criação até seu desenvolvimento dos campi”.
O livro será entregue para comunidade interna e para comunidade externa e já está sendo disponibilizado também de forma online, no e-book, na página da Instituição, no menu memória institucional.