A realeza de Cristo Rei se manifesta no perdão que reconcilia


Foto: Toledo News

Com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo encerramos o Ano Litúrgico e celebramos o Padroeiro de nossa Diocese. Ao longo do Ano Litúrgico acompanhamos a vida de Jesus pelo olhar do evangelista Lucas que enfatizou que Jesus veio “para servir e não para ser servido”. Hoje Cristo é elevado à condição de rei. 

Todos os espectadores da crucificação esperam que ele prove que é Deus e se livre milagrosamente da cruz, pois essa é atitude daqueles apegados ao mundo e ao poder. Porém, o Reino de Deus não é deste mundo, ou seja, sua autoridade não vem da terra. É um reino diferente que não se estabelece pelo poder das armas, do autoritarismo. O poder de Jesus se revela na doação da própria vida na cruz para nos libertar do pecado e da morte e garantir a vida plena diante de Deus. 

No evangelho deste domingo, 20 de novembro, acompanhamos Jesus sendo crucificado entre dois ladrões. Para o evangelista Lucas a cruz é a prova suprema da solidariedade divina com o mundo dos pecadores: é justamente neste contexto que Jesus se revela rei e senhor do universo. Ele vence a tentação proveniente das autoridades, dos soldados e dos malfeitores; tentação que se exprime sempre com o mesmo convite: salva-te a ti mesmo!

Os termos Rei e Messias ressoam ao redor da cruz em frases repletas de zombaria e provocação. Nesta situação, Jesus realiza um gesto verdadeiramente digno de um rei e assegura ao malfeitor arrependido a entrada no reino do Pai. Mesmo para os adversários mais cruéis, Jesus dirá palavras de perdão: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que estão fazendo". Jesus, portanto, exerce e manifesta sua realeza não na afirmação de um poder despótico, mas a serviço de um perdão que tende à reconciliação. 

Ele é o primogênito de todas as criaturas (segunda leitura) e como todas as coisas foram criadas nele, assim “agradou a Deus reconciliar todas as coisas consigo mesmo por meio dele, estabelecendo a paz no sangue da sua cruz”. Cristo é rei porque ao perdoar e morrer pela remissão dos pecados, ele gera uma nova unidade entre os seres humanos. Ele rompe a espiral do ódio e oferece a possibilidade de um futuro novo. 

Reconhecendo que Jesus é rei, cremos que com ele Deus manifestou plenamente que a realização do ser humano só pode ocorrer em obediência à sua vontade. Não há ação humana que não esteja sob o julgamento de Deus, não há espaço na história que possa prescindir do relacionamento com Deus por meio de Jesus no contexto da Igreja. 

A doutrina do senhorio de Cristo ainda nos ensina que a vida para a qual somos chamados é a mesma vida que Jesus Cristo viveu: uma vida de serviço aos irmãos. Ao vivê-la, confessamos seu senhorio e, por sua vez, nos tornamos homens e mulheres de paz e reconciliação. Na Igreja de Cristo, como em toda comunidade, o ministério (= serviço) da autoridade é dado não para afirmação pessoal, mas em função da unidade e da caridade. Cristo, o bom pastor, não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida (Jo 10,11). Só assim podemos compreender que Cristo é Rei. 

A Catedral Cristo Rei comemora 70 anos de existência. Ela nasceu com a cidade de Toledo, tornando-se a igreja mãe da Diocese de Toledo. Ela representa para nós o sinal de nossa missão como continuadores da obra de Jesus, de seguidores deste Rei-Pastor que protege todas as ovelhas, as alimenta com sua palavra e seu corpo. Se há uma ovelha ferida e doente, dilacerada no espírito pelo pecado, ou somente desanimada, ele está pronto para enfaixar suas feridas, tratá-la com o óleo do perdão e consolação. 

Nesta festa do padroeiro de nossa Diocese não nos resta outra coisa senão repetir com alegria, mais uma vez: “O Senhor é o meu pastor, não me falta coisa alguma”! O Rei que seguimos se ofereceu na cruz, vítima pura e pacífica, para redimir toda a humanidade. Por isso o seu Reino é da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz. Amém.

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias