Uma ocorrência envolvendo um enxame de abelhas resultou na morte de uma cachorra na noite de terça-feira, 27, por volta das 19h00, na Rua Ipiranga, na região da Vila Operária, em Toledo. Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas após relatos de ataques de abelhas, inclusive contra pessoas que transitavam pela via pública. Não houve registro de pessoas feridas.

Segundo relato da proprietária do animal, havia um enxame de abelhas instalado há algum tempo em uma residência da vizinhança. Ainda conforme a moradora, durante uma tentativa de retirada do mel, a movimentação no local acabou deixando as abelhas mais agitadas, fazendo com que elas se espalhassem e invadissem imóveis próximos.
Durante essa movimentação, as abelhas atacaram uma cadela da raça boxer que estava no quintal da casa ao lado. A cachorra sofreu dezenas de ferroadas — a estimativa é de mais de 50 picadas — e o socorro inicial foi dificultado pela grande quantidade de insetos, que impedia a aproximação dos moradores com segurança.
As equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram acessar o local e realizar os primeiros atendimentos na cachorra. Em seguida, os próprios proprietários encaminharam o animal para atendimento veterinário. Apesar das tentativas de salvar a cadela, ela não resistiu à gravidade das picadas e morreu após dar entrada na clínica.

Além do apoio no resgate do animal, os bombeiros também atuaram na residência onde a colmeia estava instalada, já que as abelhas haviam entrado em alguns cômodos. No trabalho de controle e retirada, foram removidas três caixas contendo abelhas e mel, reduzindo o risco de novos ataques na vizinhança.

A orientação é que, em situações semelhantes, a população evite tentativas de remoção por conta própria e acione os serviços competentes, já que enxames podem se tornar agressivos e representar risco para pessoas e animais.
