Em votação em turno único, os vereadores de Toledo rejeitaram, por maioria, o Recurso de Nº 013/2025, apresentado pelos parlamentares afastados Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), que contestava uma decisão do presidente do Conselho de ??tica e Decoro Parlamentar. O texto também solicitava esclarecimentos ao relator da Representação de Nº 01/2025, instaurada a partir da Notícia de Nº 02/2025, que aponta possível violação aos princípios da Administração Pública e indícios da prática de corrupção passiva.
Foram contrários ao recurso, os seguintes vereadores: Chumbinho Silva (Progressistas); Professor Oseias Soares (Progressistas); Valtencir Careca (Progressistas); Pedro Varela (Progressistas); Odir Zoia (Progressistas); Bruno Radunz (Republicanos); Ricardo Santos (Republicanos); Jairo Cerbarro (Democracia Cristã); Marcos Zanetti (Cidadania); e Genivaldo Jesus (PSD).
Foram favoráveis ao recurso, os seguintes vereadores: Professora Marli (MDB); Katchi Nascimento (MDB); Olinda Fiorentin (PSD); Roberto de Souza (PT); Valdir Gomes (União Brasil); e Sergio Japonês (PL).
Os autores do Recurso contestavam trechos do parecer preliminar aprovado em 20 de agosto e pediam que o Conselho fizesse um ???juízo de retratação???, alegando irregularidades no andamento da representação. Durante a discussão, o advogado Alexandre Gregório da Silva fez uso da palavra na tribuna, com base nas prerrogativas da advocacia, manifestando-se sobre o processo. Com a rejeição em plenário, o Recurso foi encaminhado ao Departamento Legislativo para a adoção dos procedimentos cabíveis.
Entenda o caso
Os vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó estão afastados dos mandatos desde o início de agosto, por decisão judicial com prazo inicial de 180 dias. O afastamento foi oficializado por meio do Ato de Nº 14/2025 da Câmara Municipal, em cumprimento a uma medida cautelar solicitada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).
Celulares novos com ofertas especiais
Comece 2026 com um celular novo na Tenda Celulares!
Feirão Shineray 2026
Saia de moto 0km sem entrada! Confira as ofertas na Shineray Toledo.
Fortaleça sua marca em Toledo
Anuncie nas TVs da Alfa Marketing Local e conquiste seu público!
Uniformes escolares na Tolemalhas
Garanta conforto e qualidade para seu filho. Faça sua encomenda!
Mais
Ambos foram denunciados por corrupção passiva, acusados de solicitar R$ 300 mil a representantes de uma empresa do setor de energia renovável para aprovar um projeto de lei relacionado à regularização de servidão administrativa necessária à instalação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, na Estrada da Usina. A denúncia foi recebida pela Justiça e está em tramitação sigilosa na 1ª Vara Criminal de Toledo.
Mais um recurso
Na sequência, os vereadores analisaram o Recurso de Nº 014/2025, de autoria da vereadora Professora Marli (MDB), que contestava decisão do Conselho de ??tica que havia rejeitado, por maioria, o parecer preliminar pelo prosseguimento da Notícia de Nº 03/2025 (A notícia solicitava investigação a uma possível situação de nepotismo envolvendo o vereador Genivaldo Jesus), optando pelo arquivamento. O texto também foi rejeitado pelo plenário.