Covid-19: confira como será a vacinação nesta quarta-feira (22) em Toledo


Foto: Freepik

Todos nós sabemos que a vacinação em massa é a única forma de sairmos dessa terrível situação que enfrentamos há mais de um ano, devido ao Novo Coronavírus (Covid-19). Se a velocidade da imunização ainda não é a considerada ideal, pelo menos aos poucos ela tem avançado. Nesta quarta-feira (22), a vacinação será destinada a todas as pessoas com 12 anos ou mais no município de Toledo.

Nesta quarta-feira a imunização ocorrerá no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial e no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro. As senhas serão distribuídas às 07h00, enquanto as aplicações serão das 08h30 às 16h00, com distribuição de 800 senhas nos dois pontos. Os dois locais contarão apenas com a aplicação da 2ª dose.

1ª dose nas UBSs

As aplicações de 1ª dose serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e obedecerão o horário de funcionamento de cada unidade, seja ela da sede ou do interior. Não haverá distribuição de senhas.

Documentação necessária

Para efetuar a sua imunização é necessário comparecer a algum dos locais de vacinação portando alguns documentos pessoais. São eles: documento oficial com foto; Certidão de Pessoa Física (CPF); carteira de vacinação; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); e comprovante de residência. Os jovens menores de 18 anos deverão comparecer aos locais de vacinação acompanhados pelos responsáveis legais. Os responsáveis também precisam levar um documento pessoal com foto, CPF e comprovante de endereço.

Quando tomar a segunda dose?

A segunda dose tem uma data específica para ser aplicada. No ato da primeira dose a data para a aplicação da segunda dose é anotada na carteira de vacinação da pessoa.

Onde aplicar a 2ª dose?

A aplicação da 2ª dose ocorre de segunda a sexta-feira no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e no Certi da Vila Pioneiro. As aplicações são efetuadas das 08h30 às 16h00.

Qual o intervalo entre as doses?

Para que a vacina contra o Novo Coronavírus tenha a sua devida eficácia são necessárias duas doses, que podem ter um intervalo diferente dependendo do fabricante da vacina. O ideal é que as pessoas tomem a segunda dose conforme a data especificada em sua carteira de vacinação. Para as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer o intervalo entre a primeira e segunda dose é de três meses, já para a vacina da CoronaVac esse intervalo é de 21 dias.

Vacinômetro

A última atualização do vacinômetro na cidade de Toledo foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde. No total são 113.884 toledanos imunizados com a primeira dose, 53.532 cidadãos vacinados com as duas doses e 4.354 pessoas que receberam o imunizante de dose única, o que totaliza 57.886 munícipes completamente imunizados.