Os Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) encerraram sua 12ª edição em Londrina, no último domingo, dia 02 de junho, registrando uma participação recorde de 427 equipes e competidores de 66 municípios do estado. Organizada pelo Governo do Estado do Paraná em colaboração com a Prefeitura de Londrina, a competição reuniu mais de 2 mil atletas em diversas modalidades adaptadas para pessoas com deficiência, como Badminton, Bocha Paralímpica, Canoagem, Ciclismo, Natação, entre outras.
Destacando-se na Bocha Paralímpica, a equipe de Toledo teve um desempenho notável: Ronaldo Luiz Scariot conquistou o título na classe BC3, Jessica Noedel alcançou o segundo lugar na classe BC1, e Renan Jesus Viana ficou em terceiro lugar na classe BC4, contribuindo para o terceiro lugar geral no masculino.
"Foi um dos melhores desempenhos no Parajap's", destacou a técnica da equipe, Fábia Freire. "Fomos para o Campeonato com seis atletas, sendo cinco do gênero masculino e uma do gênero feminino. Dos quais três estiveram no pódio e dois terminaram na 4ª colocação. Esta eficiência individual contribuiu para terminarmos em 3º lugar geral no masculino da Bocha Paralímpica", destacou a treinadora.
Além disso, outras cidades também se destacaram, como Curitiba, Maringá e Cascavel, consagrando suas equipes em diversas categorias. A competição proporcionou novas experiências e oportunidades de inclusão, como a participação da delegação de Cornélio Procópio, composta por jovens com múltiplas síndromes e deficiências intelectuais e físicas, que pela primeira vez competiram em uma escala tão grande.
Agora a equipe de Bocha Paralímpica de Toledo foca as suas atenções nos treinamentos. O atleta Renan Jesus Viana disputará em outubro a Paralímpiadas Universitária e em novembro, o Campeonato Brasileiro, ambas as disputas na cidade de São Paulo-SP. No mês de novembro toda a equipe terá o desafio da Copa Curitiba, na cidade de mesmo nome.
Sobre o projeto de Bocha Paralímpica de Toledo
O projeto de Bocha Paralímpica teve início no ano de 2013 em Toledo. A iniciativa atende pessoas com paralisia cerebral, tetraplégicas, paraplégicas, e pessoas com outros graus de deficiência. A modalidade é desenvolvida pela Associação Toledana de Esporte e Cultura (ATEC), com os treinamentos sendo realizados na Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato), localizada na Rua São João, no Centro da cidade. O projeto recebe o incentivo do programa Proesporte do Governo do Estado do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia (Copel).