Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremos e nele exultemos


Foto: Toledo News

Cristo Ressuscitou! É o grito que ressoa em toda a Igreja. Cristo triunfou sobre a morte e a dor e nos inseriu na vida nova pela sua Ressurreição.
 

A Liturgia nos faz experimentar antecipadamente não somente a alegria definitiva, ao fim de nossa vida terrena, mas também a alegria mais imediata da ressurreição de todos os dias.

Cristo ressuscitou. A pedra que estava diante do sepulcro de Jesus foi retirada, também nós queremos ajudar-nos uns aos outros a retirar as pedras que, muitas vezes, nos aprisionam nos nossos sepulcros pessoais, em nossas tristezas, em nossos aprisionamentos. Queremos alcançar as coisas do céu, como nos convida Paulo na segunda leitura, para ser homens e mulheres cheios de esperança, aqui e agora. A morte não vence a esperança. O sofrimento e a dor não apagam a chama do bem. Este é o primeiro fruto para os que creem na ressurreição de Cristo.

A solenidade da Páscoa é a manifestação suprema da misericórdia de Deus pela humanidade: fomos resgatados pelo Amor. Neste tempo de tantos desafios e incertezas, Deus abre o coração, restabelece o diálogo e refaz um caminho novo de vida para todos nós através da Ressurreição de Jesus. “Não tenhais medo. Sou eu, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre” (Ap 01, 17-18).

Começamos a celebrar este grande dia na longa vigília do Sábado Santo. Nossa cidade e Diocese foram iluminadas pela luz do Ressuscitado. Através da Palavra de Deus fomos refazendo, passo a passo, a história da salvação, a presença de Deus acompanhando os passos da humanidade e realizando sua vontade através de tantas pessoas e finalmente por meio de seu filho Jesus Cristo.

No Evangelho de domingo (09) podemos perceber que o encontro com o Ressuscitado não se dá de forma espontânea e natural. Ele acontece no meio das incertezas, do medo, das dúvidas. Maria Madalena vai ao sepulcro no meio da noite, é escuro ainda, fora e dentro dela, e não entende nada quando encontra o sepulcro vazio. Não consegue imaginar que a vida venceu a morte, que Jesus Ressuscitou. Ela se sente perdida e corre para a comunidade, é ali que vai fazer a experiência da ressurreição junto com os outros. Maria Madalena é movida pelo amor ao Mestre e o busca com todas as suas forças. Ele será encontrado não no mundo dos mortos. Aquele que deve ser buscado onde há vida.

A vida cristã nasceu no dia da Páscoa do Senhor, por isso o Domingo se tornou o Dia do Senhor. Todos os domingos a Igreja nos recorda que a Ressurreição de Jesus é o ponto central de nossa vida cristã.

Tudo o que existe é penetrado pela energia vital do Ressuscitado; nossa vida é impulsionada até sua plenitude final, mesmo quando não conseguimos ver, sentir, a força do Ressuscitado está ali nos ajudando a caminhar.

O Ressuscitado está conosco, no meio de nossas fragilidades, sustentando para sempre a esperança, a bondade que renasce em cada um de nós como promessa que nos conduz ao infinito e nos garante que não morreremos jamais. O dom maior do Ressuscitado é a paz: “a paz esteja com vocês”, disse Jesus aos seus apóstolos.

Felizes aqueles que nesta manhã da Páscoa deixam entrar em seus corações as palavras de Cristo: “Tenham a minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Feliz e Santa Ressurreição a todos!

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo diocesano

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias