Imediatamente eles deixaram as redes e seguiram Jesus


Foto: Toledo News

No evangelho deste domingo, 22 de janeiro, o evangelista São Mateus, retomando uma imagem do livro do Profeta Isaías, nos diz que Deus penetra na vida humana para dar um sentido novo e uma nova dignidade a quem está perdido (cf. Mt 4,12-23).

No meio dos desafios da vida a boa nova do evangelho chega até nós e nos faz olhar para a luz com que Deus ilumina a nossa vida. Ele nos enviou Jesus para partilhar conosco nossas fragilidades e nos apontar um caminho novo, caminho da vida plena que se encontra em Deus: “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz brilhou”.

Jesus já adulto inicia a sua missão propriamente dita: sai de Nazaré e vai viver em Cafarnaum, cidade situada às margens de um enorme lago na região da Galileia, conhecido pelo nome de Mar da Galileia, Lago de Genesaré ou Lago de Tiberíades.

Ali ele vai formar seu grupo de colaboradores: homens simples, pescadores, que se tornarão os apóstolos de Jesus, com a tarefa de acompanhar Jesus onde quer que ele vá e aceitar participar da missão de Jesus de libertar as pessoas do mal e do pecado.

O evangelho apresenta a centralidade de Jesus e o sentido da vida que o ser humano encontra no seu seguimento. Hoje duas duplas de irmãos, Simão Pedro e seu irmão André, Tiago e seu irmão João respondem “imediatamente” ao chamado de Jesus, deixam suas redes e o seguem. O protagonista é sempre Jesus. Tudo acontece por causa de sua passagem, tudo se movimenta pela sua palavra.

O chamado destes homens acontece no contexto da vida cotidiana, não há uma voz que vem do céu, nenhum sinal extraordinário, nenhum mistério. O lugar do chamado, da manifestação de Deus é no trabalho diário dos pescadores. O Reino de Deus não se manifesta no sensacionalismo, ele não chama a atenção de modo que se possa afirmar “ele está aqui ou ali”. O Reino age e se manifesta na trama
do cotidiano da vida, na fadiga do dia a dia.

Este chamado também é feito a nós hoje. A história do compromisso de Pedro e André, Tiago e João com Jesus e o “Reino” é uma história que define os traços essenciais da caminhada de qualquer discípulo. Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que é Jesus que chama e que propõe o Reino; em segundo lugar, é preciso ter a coragem de aceitar o chamamento e fazer do Reino o centro da vida (o que pode implicar, até deixar para segundo plano os afetos, as seguranças, os valores humanos); em terceiro lugar, é preciso acolher a missão que Jesus confia e se comprometer corajosamente na construção do “Reino” no mundo. O Reino dos Céus não é conquistado pela violência, vingança, destruição; mas chega-se a ele através do amor, da doação da vida, da comunhão fraterna, da tolerância, do respeito pelos outros. Por isso exige o empenho de todos nós. O caminho não é fácil de percorrer, mas é possível. Deus, através de Jesus, nos garante a certeza de
caminhar conosco; é preciso acreditar e aderir ao seu projeto salvador.

Neste domingo (22), a Igreja celebra O Domingo da Palavra. Vamos recordar as palavras do Papa Francisco: “A missão de cada um de nós é ser arautos credíveis, profetas da Palavra no mundo. Por isso, apaixonemo-nos pela Sagrada Escritura que nos revela sua vontade. Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja! Ouçamo-la, rezemo-la, ponhamo-la em prática”.

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias