O Serviço Nacional da Indústria (Sesi-PR) lançou o Programa Indústria Acolhedora, uma iniciativa focada na inclusão e empregabilidade de migrantes e refugiados na indústria paranaense. O evento de lançamento ocorrerá em Toledo, no dia 06 de junho, dando início a uma jornada significativa de transformação social e econômica. Desenvolvido pelo CIFAL Curitiba, o programa foi criado em resposta a uma crescente demanda humanitária, oferecendo suporte essencial para migrantes e refugiados que buscam reconstruir suas vidas no Brasil.
Além de ajudar esses indivíduos, o programa também aborda a carência de mão de obra qualificada no setor industrial paranaense. Ao incluir esses talentos, o Sesi Paraná visa contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades locais.
O Paraná é o segundo estado que mais recebe migrantes venezuelanos interiorizados via Operação Acolhida, e a indústria paranaense emprega 38,80% dos estrangeiros com emprego formal no estado. A indústria do Paraná representa 26,10% do PIB estadual e é o quarto principal parque fabril do Brasil, demonstrando o seu potencial na integração de migrantes.
O Programa Indústria Acolhedora atua como facilitador, conectando migrantes em busca de emprego com empresas interessadas em diversificar suas equipes. Com a expertise das diferentes casas do Sistema Fiep ??? Senai, Sesi, IEL e FIEP ??? o programa promove a multiculturalidade e a inclusão social e econômica, contribuindo para um ambiente de trabalho mais diversificado, inovador e acolhedor.