Seis cachorros e três gatos foram resgatados, na manhã desta quinta-feira (29), de uma residência localizada no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma investigação sobre a prática do crime de zoofilia no local.
De acordo com o delegado Guilherme Dias, as investigações tiveram início após o recebimento de uma denúncia anônima. A prática é enquadrada como crime de maus-tratos a animais, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
Com apoio da Polícia Científica do Paraná (PCIPR), exames periciais realizados ainda em dezembro de 2025 constataram que os animais haviam sido submetidos a abusos sexuais.
“Diante dos fatos comprovados em laudo científico, que apontam um caso gravíssimo de zoofilia, representamos pela busca e apreensão com o objetivo de resgatar esses animais, para que não permanecessem em situação de vulnerabilidade” disse o delegado.
Além do resgate, a operação desta quinta-feira teve como objetivo a coleta de material biológico de outros animais que estavam na residência, bem como dos suspeitos que moram no local.
“Já havia sido realizada uma perícia anterior nesse endereço, e o material coletado apresentou resultado positivo em dois animais. Diante disso, acompanhamos a equipe da delegacia para novas coletas, tanto dos animais quanto dos homens que residem na propriedade, para posterior confronto genético” explicou a perita oficial da PCIPR, Angela Andreassa.
Crédito para Capital de Giro
Fortaleça seu negócio com o Sicredi de Toledo. Abra sua conta!
Seu primeiro imóvel em Toledo
Entrada a partir de R$ 1.200. Fale com a Imobiliária Kost!
Rodízio Oriental no Yinki Restaurante
Mais de 70 opções por R$ 129,90. Reserve já!
Aposte na Lotérica Panorama
Tente a sorte pelo WhatsApp e participe dos bolões!
Mais
Após o resgate, os cães e gatos foram encaminhados à ONG Força Animal, onde agora recebem atendimento veterinário, cuidados adequados e, posteriormente, serão destinados à adoção.
“Estamos aqui com a ONG Força Animal para retirar esses animais e garantir que nunca mais sejam submetidos a esse tipo de absurdo. No entanto, precisamos da ajuda da população, já que a ONG abriga centenas de animais e enfrenta superlotação. Pedimos apoio para que a Força Animal consiga continuar esse trabalho” afirmou Dias.