A audiência de instrução e julgamento que apura denúncias de corrupção passiva envolvendo os vereadores afastados Edimilson Dias Barbosa “Dudu Barbosa” (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira “Bozó” (PL) será realizada nesta sexta-feira (30), a partir das 08h00, em Toledo.
Os parlamentares são acusados de corrupção passiva por supostamente solicitarem vantagem indevida a uma empresa do setor de energia renovável em troca da aprovação de projeto de lei relacionado à instituição de servidão de passagem para a instalação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH). Segundo as investigações, o pedido teria sido feito em 31 de outubro de 2024 e envolveria o valor de R$ 300 mil.
A ação penal teve origem em denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), e a suspensão do exercício do mandato por 180 dias foi determinada pela 1ª Vara Criminal de Toledo em 02 de agosto de 2025.
Na audiência, serão ouvidas testemunhas de acusação e de defesa, além do interrogatório dos dois vereadores ao final. Após a fase de instrução, o processo seguirá para as manifestações finais e posterior decisão judicial.
Descontos na Volta às Aulas
Aproveite 30% off em tênis e mochilas na Serallê Calçados!
Despedida digna para seu pet
Conheça o crematório Santhô Pet e honre a memória do seu amigo!
Vagas abertas para Motorista Carreteiro
Junte-se à Transportadora Nova Santa Rosa! Envie seu currículo pelo WhatsApp.
49 Vagas na Bompel em Toledo
Candidate-se agora e faça parte da maior exportadora de calçados!
Mais
O período de 180 dias de afastamento dos dois parlamentares encerra no início de fevereiro.
Conselho de Ética
No dia 11 de fevereiro, o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Toledo irá ouvir 15 testemunhas, entre arroladas pela defesa e pela acusação, no âmbito do processo que apura a conduta de dois parlamentares. Conforme destacado, os trabalhos do Conselho de Ética limitam-se à análise da atuação dos vereadores no exercício do mandato, no âmbito do Poder Legislativo municipal.