Valorizar a memória afetiva, a cultura popular e promover momentos de alegria e socialização. Esses são os princípios buscados pela Secretaria de Esportes e Lazer e pelo Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa ao organizar o carnaval para as pessoas idosas do município. O evento será realizado no dia 11 de fevereiro a partir das 14h00 no Centro Comunitário do Jardim Porto Alegre.
O carnaval conta com entrada gratuita e é voltado para pessoas idosas (60+), participantes de grupos de idosos, Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis), projetos da Smel e demais projetos sociais. O evento também será aberto à comunidade, como familiares e convidados, incentivando a convivência intergeracional. “O evento busca resgatar a essência dos antigos carnavais, por meio de um repertório de marchinhas tradicionais, que valorizam a memória afetiva e a cultura popular, ao mesmo tempo em que promovem alegria, socialização e bem-estar para a população idosa, além disso, o evento contará com rei e rainha do carnaval”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.
Aposte na Lotérica Panorama
Tente a sorte pelo WhatsApp e participe dos bolões!
Rodízio Oriental no Yinki Restaurante
Mais de 70 opções por R$ 129,90. Reserve já!
Vagas abertas para graduação na FAG Toledo!
Pedagogia, Engenharia de Software, Direito, Publicidade e Propaganda.
Descubra a Inovação com a Tenda Celulares
Smartphones e acessórios Xiaomi com garantia e parcelamento em até 18x!
Mais
De acordo com a coordenadora do Departamento da Pessoa Idosa em Movimento, Adilma Boffo, o carnaval para pessoas idosas tem como finalidade oferecer um ambiente seguro, acolhedor e adequado, respeitando o ritmo e as preferências desse público, o que fortalece a integração social e a qualidade de vida.
“Essas iniciativas contribuem diretamente para a saúde emocional e psicossocial, elevando a autoestima, proporcionando sentimentos de pertencimento e valorização, além de estimular a memória e preservar tradições culturais. Eventos como esse também favorecem o envelhecimento ativo e saudável, promovem o bem-estar, a alegria e reforçam o respeito à história de vida das pessoas idosas, reconhecendo-os como protagonistas na comunidade”, comentou a coordenadora.
Adilma acrescenta: “O uso de fantasias no evento não é obrigatório, mas é incentivado. Fantasias leves, confortáveis e criativas ajudam a tornar o ambiente ainda mais alegre e festivo, respeitando sempre o conforto e a liberdade de cada participante”.
Os detalhes do carnaval, como: recepção, decoração temática, som, segurança, conforto, acessibilidade e programação musical, estão sendo preparados em todos os detalhes, a fim de garantir um evento tranquilo e prazeroso para todos, finaliza Adilma.