Sexta-feira 13: manifestações e representações religiosas, literárias e artísticas

A sexta-feira 13 é uma data marcada por diversas crenças e superstições populares e ainda que sua origem seja incerta, acredita-se que ela tenha surgido a partir de diferentes eventos históricos e culturais.
Pensando nisso, analisamos as manifestações e representações da sexta-feira 13 na arte, literatura e cinema, bem como na religião. Até porque hoje é sexta-feira e, é dia 13!
Sexta-feira 13: uma breve análise histórico-cultural
Uma das teorias mais aceitas acerca da sexta-feira 13 diz respeito à crucificação de Cristo, principalmente porque a última ceia teria ocorrido em uma quinta-feira, um dia antes da morte de Jesus, e contado com a presença de seus 12 discípulos (totalizando 13 pessoas na refeição), sendo que entre eles, estava também Judas, o traidor.
Por essa razão, a data representa um mau agouro e desde então, passou a ser associada a eventos negativos.
Existem também outras teorias capazes explicar por que a sexta-feira 13 seria vista como uma data de mau agouro, como por exemplo, a superstição de que o número 12 seria perfeito e o número 13, por consequência, seria irregular e atrelado ao azar e ao infortúnio.
Manifestação na arte contemporânea
A sexta-feira 13 é uma data que tem sido explorada por diferentes formas de arte, e, em especial, pela arte contemporânea. Nesse sentido, muitos artistas contemporâneos têm criado obras que abordam a superstição e o medo associados à data.
Algumas obras de arte representam a sexta 13 de forma satírica, enquanto outras a retratam de forma mais sombria e assustadora.
Literatura popular, lendas e mitos
Tema recorrente também na literatura popular, a sexta-feira 13 mexe com o imaginário popular e é terreno fértil para a criação de muitas lendas e mitos que têm surgido ao longo dos anos.
Essas lendas geralmente retratam a data como um dia de azar no qual coisas ruins podem acontecer, no entanto, algumas também a representam como um dia de sorte.
Alguns exemplos de mitos relacionados à sexta 13 incluem:
- A crença de que gatos pretos dão azar;
- A crença de que passar embaixo de escadas dá azar;
- A crença de que quebrar um espelho dá azar;
- Entre outros.
Em gibis, jornais, blogs e almanaques também é possível perceber uma ampla manifestação da data como reflexo do imaginário popular.
Cinema de terror e suspense
O cinema (especialmente de terror e suspense) também tem explorado o tema da sexta-feira 13, produzindo diversos filmes com essa temática.
Esses filmes geralmente retratam a data como um dia de azar, onde assassinatos, eventos sobrenaturais e outras coisas terríveis acontecem, sendo o exemplo mais popular de produção cinematográfica relacionado ao tema a franquia “Sexta-feira 13”, da Paramount Pictures.




















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela