Toledo ganha novo Clube de Xadrez com apoio à juventude e inclusão social
Em 2023, durante uma descontraída rodada de pizza, um grupo de amigos e entusiastas do xadrez decidiu criar o 1º Grupo de Xadrez de Toledo. Após enfrentarem uma série de desafios burocráticos, o grupo finalmente conseguiu registrar oficialmente o Clube de Xadrez de Toledo (CXT), que agora conta com Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ) e já está em diálogo com o poder público para receber apoio à prática esportiva.
À frente da parte técnica do CXT está o professor Fernando Miguel Kuhn, formado em Educação Física e com vasta experiência na formação e desenvolvimento de atletas de xadrez na cidade. Mesmo antes da formalização do Clube, o xadrez em Toledo já tinha destaque em importantes torneios regionais, como o Circuito Sesc, o Memorial Hercílio Emmel em Londrina, o Aberto Internacional de Foz do Iguaçu, o Open Chess Guaíra, além dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups).
Atualmente, o Clube conta com cerca de 60 jovens participantes, além de um número significativo de adultos. O professor Fernando também contribui com o projeto de iniciação ao xadrez na Ação Social São Vicente de Paulo, que é voltado para crianças carentes e já obteve expressivo retorno em termos de premiações nessa faixa etária.
O CXT realiza as suas atividades em um espaço cedido pela Universidade Paranaense (Unipar) - Campus II. As reuniões das turmas de iniciação e para idosos são realizadas às quartas-feiras, às 19h00, e a prática é aberta ao público a partir das 14h00 dos sábados, na sala disponibilizada pela universidade.
Com o objetivo de difundir o xadrez, um jogo que não depende de sorte, o Clube busca ensinar o esporte de forma que os jovens e o público em geral possam se preparar não apenas para as competições, mas também para as tomadas de decisões na vida cotidiana. Atualmente, o Clube é presidido por Antônio Klei, tendo Andreia Cristiane como vice-presidente.
Procura-se: Placa cinza de veículo AQZ 0348