Uma voz grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas


Foto: Toledo News

O Tempo do Advento já começou, e dois personagens importantes vêm ao nosso encontro na Liturgia deste 2º Domingo (Mt 3, 1-12). De um lado Isaías e do outro João Batista. Cada um nos oferece uma mensagem diferente que se completam. Isaías pregou a vinda do Senhor muito tempo antes. Seu anúncio alimentou a expectativa de gerações: “Eis que uma virgem conceberá e dará luz a um filho”.

João Batista foi aquele que anuncia o Senhor que está chegando. No primeiro descobrimos um apelo à esperança, no segundo um convite à conversão. Em um mundo marcado pela guerra, pelo ódio e pela violência, hoje mais do que nunca é necessário voltar o coração para Deus. Um Deus que, apesar de tudo, continua acreditando no ser humano, ainda que continuamente demos sinais de esquecê-lo.

Isaías anuncia com esperança de que o mal dará lugar ao bem, o lobo e o cordeiro viverão juntos. Principalmente hoje precisamos ouvir que chegará o dia em que não haverá mais guerra entre os habitantes da terra e que o entendimento entre as nações brilhará. Que os sinais de vida serão mais fortes que os sinais de morte e desolação.

Será uma boa notícia se alguém nos disser que não haverá vingança entre os povos ou entre as nações, que o diálogo e o entendimento irão brotar. Que ninguém passe fome, sede ou falta de recursos para viver com dignidade. Que todos tenham trabalho e a riqueza seja repartida. Que ninguém terá que sair de sua terra para buscar uma vida digna. Que reconheceremos todos os seres humanos como verdadeiros irmãos.

Que as fronteiras não serão fechadas a ninguém. Que todos teremos acesso à educação, trabalho, saúde e moradia. Que voltemos a respirar ar puro e que a camada de ozônio se regenere e a chuva volte a regar a terra para que a grama verde continue a brotar nos campos e as plantações germinem no devido tempo, que os rios e mares fiquem cheios de vida.

Somos nós hoje os novos precursores, os anunciadores da vinda do Senhor. Para esta tarefa fomos todos consagrados no dia do Batismo. A voz de João Batista continua gritando no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”!

A Igreja, os cristãos, continuam a acreditar e esperar um futuro melhor. Um futuro quenão tem seu   apenas na bondade natural do ser humano, mas no Deus Pai que Jesus nos anuncia no Evangelho. Um Deus que nos ama e que, mesmo que nos esqueçamos de acreditar n’Ele, continua acreditando em nós. Um Deus a quem pedimos todos os dias “venha o teu Reino”.

E com o Advento, através de João Batista, vem o apelo constante à conversão. Que não é o convite a uma mudança estética, epidérmica, mas um apelo urgente a uma mudança no coração de todos nós que acreditamos em Jesus Cristo, que continua presente entre nós na celebração do mistério da Encarnação no Natal. Um acontecimento que nos envolve e continua a nos falar do envolvimento e do
compromisso de Deus na vida e na história da humanidade e de cada um de nós.

O processo de conversão começa quando, apesar das nossas limitações, tomamos consciência do amor incondicional de Deus, que é quem melhor nos conhece e quem mais e melhor nos ama. Experimentar a ternura de Deus é o que realmente pode abrandar nossos corações.

Somente a partir da experiência da conversão, o chamado da Igreja no Advento a viver na chave da esperança não terá cheiro de propaganda vazia, mas de boa notícia.

Aqueles que ouviram João receberam o batismo nas águas, um sinal de arrependimento e penitência. Recebemos o Batismo do Espírito Santo, que nos leva a louvar a Deus com alegria com nossas vidas.

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias