Após 27 anos sem uma mulher no comando da Câmara de Vereadores de Toledo, Professora Marli preside a 16ª Sessão Ordinária


Foto: Michelly Domiciano - Câmara de Vereadores de Toledo
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A vereadora Professora Marli (MDB) presidiu a 16ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de segunda-feira (19), e estará à frente na 10ª Sessão Suplementar, na terça-feira (20). Após 27 anos, os trabalhos das sessões foram comandados por uma mulher.

A parlamentar foi eleita para a cadeira de 1ª vice-presidente do biênio 2025/2026, na 18ª Legislatura. Professora Marli (MDB) assume o posto da Presidência do Legislativo por conta da ausência do presidente Gabriel Baierle (União Brasil) – o vereador representa o Legislativo na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 19 e 22 de maio, ao lado dos vereadores Sérgio Japonês (PL) e Valdir Gomes (União Brasil), conforme determina a Portaria de N° 86/2025.

A última e única presidente da história da Câmara de Toledo foi Maria de Fatima Quirino Campagnolo, eleita para o biênio 1997/1998. Desde então, o Legislativo passou por 27 anos com apenas homens como presidentes.

A vereadora Professora Marli é a única mulher a ocupar cadeira de vice-presidente na história. Entre as dez mulheres que conquistaram mandato eletivo nos mais de 72 anos de Câmara de Toledo, apenas seis ocuparam espaço na Mesa Diretora: Maria Cecília Ferreira, 2ª secretária no biênio 1993-1994; Fátima Campagnolo, presidente no biênio 1997-1998; Florinda Oliveira, 1ª secretária no biênio 2001-2002; Sueli Guerra, 1ª secretária no biênio 2013-2014; Olinda Fiorentin, 1ª secretária no biênio 2017-2018; Professora Marli, 1ª vice-presidente no biênio 2025-2026.

A desigualdade de representatividade de gênero na política também é uma realidade do Paraná. Entre as 15 cidades mais populosas do estado, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas duas Câmaras Municipais elegeram presidentes mulheres no biênio 2025/2026 – Maringá (Majô Capdeboscq) e Fazenda Rio Grande (Déia Teodoro). Em cargos de vice-presidência, mais duas cidades: Toledo, com a vereadora Professora Marli, e Apucarana, com a parlamentar Eliana Rocha. Ou seja, entre as 15 cidades mais populosas do Paraná, apenas quatro podem ter uma mulher no comando dos trabalhos legislativos durante o biênio.

Durante o seu discurso na tarde de segunda-feira, Professora Marli discorreu sobre a violência política sofrida por mulheres na política, agradeceu os discursos de parlamentares que parabenizaram pela posição na sessão, e apresentou a sua visão sobre a luta pela equidade de gênero. “Todo esse empoderamento que acontece precisa ser valorizado. Eu acho que as Secretarias mais pujantes do nosso Município – e da região também – são comandadas por mulheres. Mulheres que fazem jornada dupla, que trabalham muito e que têm muita condição de fazer o trabalho. Isso é característica das próprias mulheres. É diferente o jeito de olhar para as coisas, de olhar para o dinheiro público e de olhar para temas sensíveis”, afirmou a parlamentar.

O presidente Gabriel Baierle classifica o momento como um ‘fato histórico’. “Nós estamos vivendo um novo momento na Câmara Municipal: de valorização da força feminina, das nossas mulheres e de nossas vereadoras. Nessa semana, estarei representando nosso Legislativo em um encontro nacional de Município lá em Brasília. Aqui em Toledo, um fato histórico com a nossa vice-presidente Professora Marli”, destaca. Em 2025, a Câmara de Toledo está alinhada ao debate da equidade de gênero na política. No mês de maio, a Galeria Lilás foi inaugurada para dar luz à trajetória de mulheres que se elegeram no Legislativo. Em março, mês das mulheres, a Câmara abriu espaço para debates sobre a participação feminina na política.

Projetos aprovados em 2025 seguem a defesa das mulheres. De autoria da Mesa, o Projeto de Resolução n° 09/2025 “dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no Legislativo”. Elaborado pelos vereadores Valdomiro Bozó (PL), Genivaldo Jesus (PSD), Olinda Fiorentin (PSD), Sergio Japonês (PL) e Valdir Gomes (União Brasil), o PL de N° 22/2025 “autoriza o Poder Executivo Municipal a fornecer turbantes para pessoas em tratamento oncológico”, com o objetivo de auxiliar na recuperação da autoestima de pacientes na luta contra o câncer. Valdomiro Bozó, Olinda Fiorentin, Sergio Japonês e Valdir Gomes também propuseram ‘o direito à micropigmentação paramédica para casos de mastectomia’ (PL nde N° 16/2025), o direito à técnica de restauração da mama, através de aplicação de tinta na camada mais superficial da pele, para mulheres que passaram por cirurgias de remoção do tecido mamário. Como medida para garantia da integridade física de mulheres em espaços públicos, o vereador Marcos Zanetti (Cidadania) propôs “a obrigatoriedade de afixação de avisos contendo os telefones dos órgãos responsáveis para denúncias de violência contra a mulher no Município de Toledo” (PL de N° 40/2025). O parlamento da Câmara aprovou os quatro projetos citados por unanimidade.

Antes do início da 16ª Sessão Ordinária, a vereadora Professora Marli registrou o momento ao lado das mulheres que trabalham na Câmara de Toledo, assim como uma foto ao lado dos vereadores da 18ª Legislatura.

16ª Sessão Ordinária

Na Ordem do Dia, foram votados dois projetos de declaração de utilidade pública: o Projeto de Lei de N° 56/2025, do vereador Marcos Zanetti (Cidadania), declara de utilidade pública municipal o Maison Moto Clube. De autoria do parlamentar Chumbinho Silva (PP), o Projeto de Lei de N° 69/2025 declara de utilidade pública a Associação dos Amigos e Proprietários de Carros Antigos Veteran Car Club de Toledo. A Câmara de Toledo aprovou os dois PLs por unanimidade.

Última discussão da 16ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei de N° 83/2025, que “Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (FMPCD)”. A iniciativa do Poder Executivo visa criar um fundo vinculado diretamente ao órgão de articulação de políticas para pessoas com deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Unidade orçamentária própria, o Fundo integrará o orçamento geral do Município.

Segundo a justificativa da Prefeitura, a criação do Fundo torna Toledo “elegível ao repasse de recursos, fundo a fundo, do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para o desenvolvimento de ações e políticas públicas relacionados à defesa dos direitos da pessoa com deficiência”. Por conta da possibilidade de novo repasse de recursos em breve, o Poder Executivo solicitou a tramitação em regime de urgência – aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Moção de Aplausos – Garis do Município de Toledo

Minutos antes da sessão, o vereador Roberto de Souza (PT) homenageou a equipe de garis do Município de Toledo. No documento, o parlamentar destacou “a importância do seu esforço diário na limpeza, saúde e bem-estar de todos” e reafirmou a função – por vezes, invisibilizada – como de total pertinência para tornar a cidade mais “limpa, segura e acolhedora”.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim