Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre é destaque em premiação científica


Foto: Divulgação - NRE Toledo

O 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (1º PIEC) foi realizado no ano de 2021. No evento, projetos de todo o país puderam participar. Entre os 104 projetos inscritos, o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre se destacou ao participar com 10 experimentos. Dos 104 projetos presentes no 1º PIEC, quase 10,00% foram dos alunos do colégio.

Em uma premiação científica de nível nacional e com diversas premiações em dinheiro, Toledo foi representada pelos estudantes da instituição de ensino. De acordo com Dionéia Schauren, a orientadora do Clube de Ciências do colégio, vencer essa premiação possibilitaria uma melhoria no clube. “Nós soubemos do prêmio pela internet. Os estudantes encontraram uma publicação dizendo que teria esse evento e que teria a possibilidade ganhar R$ 5.000 (cinco mil reais). Queríamos usar esse dinheiro para a manutenção do clube ou para dar continuidade em algum dos projetos que estavam em andamento”, disse.

Para se ajudarem nas inscrições, os integrantes do clube fizeram um grupo onde todos os que estavam interessados em inscrever algum projeto fizeram parte dele. “Na escola, nós não fazemos seleção. Quando existe alguma oportunidade, todo aluno que quiser participar vai poder fazer isso, independentemente da premiação. O legal é que eles sempre se ajudam, eles fazem um grupo onde conversam e vão se ajudando conforme possível. Eu, sozinha, não conseguiria dar conta, porque atendo muitos alunos”, explica Schauren.

Prêmios

O 1º PIEC ocorreu de modo totalmente virtual, onde toda a parte de inscrição e de premiação foi feita de modo online. "Nós não tivemos que ir a algum lugar e não tivemos que participar de algum tipo de desafio, apenas tínhamos que encaminhar os nossos projetos com o que foi solicitado na inscrição para que eles fossem avaliados pela PIEC”, declara Schauren.

O Colégio Estadual Jardim Porto Alegre venceu nas seguintes categorias: ‘Instituição Pública de Ensino 2020’ e ‘Pomar Científico’, destinado para a instituição que mais inscreveu projetos no 1º PIEC e que mais estimula a prática científica dos seus estudantes, além da premiação de ‘Mestre Inspiradora’, que foi destinada para Dionéia.

Nas redes sociais do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, foi divulgada a seguinte frase referente ao prêmio de Instituição Pública: "Parabéns por mais essa conquista! Além do reconhecimento e do troféu, vocês irão receber um belo laboratório escolar para que possam produzir cada vez mais ciência.”.

Pomar Científico

Dionéia comenta que a sensação de ter ganhado esses prêmios foi algo maravilhoso. “Foi fantástico. Ter esse dinheiro para poder ajudar os alunos a realizarem seus projetos é algo incrível e foi por esse motivo que participamos dessa premiação”, fala.

“Quando se falava no Pomar Científico nós não entendíamos, sabe? Quando saiu o resultado e foi explicado a intenção dessa categoria foi algo muito legal”, comenta Schauren. Essa premiação também presenteou o colégio, que recebeu diversos equipamentos e materiais. Esses itens foram entregues aos alunos, para que eles possam prosseguir com suas pesquisas.

“Lembrar o quanto trabalhamos para chegar até aqui foi uma emoção muito grande. Quando começaram a abrir as caixas e mostrar aquelas vidrarias, foi algo indescritível, porque já tivemos que vender muita coisa para conseguir comprar os poucos itens que tínhamos”, complementa Schauren.

Mestre Inspiradora

Para que conquistas como essas fossem possíveis, o papel de Dionéia, tanto como inspiração, quanto apoio é importante para os alunos do colégio e do clube. E foi seguindo nesse sentido, que o 1º PIEC premiou Dionéia Schauren. “Em relação ao prêmio de Mestre Inspirador, quando saiu o resultado eu fiquei bem emocionada e chorei muito. Ter reconhecimento é algo bem difícil. Geralmente eu me preocupo com o que o aluno está fazendo e como ele está fazendo, ver que as pessoas notaram o meu trabalho foi algo que me deixou muito feliz”, complementa Schauren.

O prêmio dessa categoria foi R$ 7.500 (sete mil e quinhentos reais), que foi destinado para o próprio clube. “Esse valor era para eu utilizar como quisesse, mas esse prêmio foi fruto de trabalho em grupo e, depois de conversas com os alunos, nada mais justo que utilizar em algo que beneficiaria a todos. Então, esse valor foi revertido para a nossa participação em eventos”, declara Schauren.

Para os eventos que acontecem fora da cidade, é necessário que os alunos tenham o acompanhamento de Dionéia, que, normalmente, costuma pagar sua própria passagem e demais gastos. “Nas feiras de ciências que precisamos ir para fora da cidade,  os alunos precisam ser acompanhados. Vamos utilizar o dinheiro dessa premiação para que eu possa fazer isso sem precisar tirar dinheiro do meu salário ou que seja necessário fazer algum tipo de venda e arrecadação.", finaliza Schauren.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias