Com méritos Palmeiras domina a Seleção do Campeonato Brasileiro


Foto: Toledo News

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nos últimos dias a Seleção do Campeonato Brasileiro Série A de 2022. Alguns dos nomes são unanimidades e outros causam certa polêmica.

O campeão Palmeiras dominou a Seleção com  seis jogadores, mais a revelação e o melhor treinador, algo que é muito natural, visto o grande Campeonato realizado pela equipe paulista, que perdeu apenas três jogos, um na rodada final quando o título já estava definido.

Seleção do Campeonato Brasileiro

Goleiro: Weverton - Palmeiras

Lateral Direito: Marcos Rocha - Palmeiras

Lateral Esquerdo: Piquerez - Palmeiras

Zagueiros: Gustavo Gómez e Murilo - Palmeiras

Volantes: André - Fluminense e João Gomes - Flamengo

Meias: Arrascaeta - Flamengo e Gustavo Scarpa - Palmeiras

Atacantes: Germán Cano - Fluminense e Pedro Raul - Goiás 

Treinador: Abel Ferreira - Palmeiras

Revelação: Endrick - Palmeiras

Artilheiro: Germán Cano - Fluminense - 26 gols

Craque: Gustavo Scarpa - Palmeiras

Mas e a Seleção deste comentarista, vamos a ela

Goleiro: Weverton - Palmeiras

Weverton foi o goleiro menos vazado do Campeonato, logicamente com a colaboração de um grande setor defensivo do campeão Palmeiras, mas manteve a regularidade durante toda a competição e demonstrou enorme segurança, fato que vem ocorrendo há anos no ‘Alviverde’ e já era assim no Athletico Paranaense e Portuguesa.

Menções honrosas ao grande Brasileiro do goleiro João Paulo do Santos, um dos poucos a se salvarem na fraca campanha dos ‘Meninos da Vila’ e para Cássio, que recuperou o alto nível de outrora no Corinthians e fez uma competição brilhante.

Lateral Direito: Marcos Rocha - Palmeiras

Outro jogador a fazer um grande Campeonato e de enorme regularidade. Em uma posição carente de grandes nomes consegue manter o alto nível há um bom tempo.

Destaque também para o argentino Bustos do Internacional, que mesmo em sua primeira temporada no futebol brasileiro conseguiu ser muito relevante para a sua equipe.

Lateral Esquerdo: Piquerez - Palmeiras

Piquerez não é um jogador brilhante no setor ofensivo, mas também contribui nessa parte, no entanto é muito bom defensivamente e versátil, podendo atuar também como zagueiro. Foi fundamental para a qualidade do setor defensivo palmeirense.

Destaque positivo para Marçal do Botafogo, que chegou no meio do Campeonato e ajudou a mudar a cara do Alvinegro. Se tivesse jogado todo o torneio poderia ter brigado com Piquerez por uma vaga na Seleção. Guilherme Arana se machucou e não atuou tão bem como em anos anteriores e mesmo assim ainda se destacou na posição. Abner Vinicius do Athletico Paranaense foi outro a fazer uma boa competição.

Zagueiros: Gustavo Gómez e Murilo - Palmeiras

Dois nomes que fizeram uma grande dupla de zaga no Palmeiras. Um sistema defensivo sólido, firme e mesmo assim pouco faltoso, além de contribuírem muito na frente com gols em sua fortíssima bola aérea. 

Gómez é o melhor zagueiro atuando no futebol brasileiro já há algum tempo e ainda é um dos grandes líderes do time do Palmeiras, sendo inclusive o capitão.

Outros nomes também podem ser destacados no Campeonato, como Vitão do Internacional, Adryelson do Botafogo e Manoel do Fluminense.

Volantes: André - Fluminense

Aqui vem a minha primeira mudança em relação a Seleção da CBF. Vou com apenas um volante. André fez um Campeonato brilhante no Fluminense, principalmente no primeiro turno e com qualidade na marcação e uma grande saída de bola é um nome praticamente unânime de melhores da competição nacional.

Menções a nomes como João Gomes, Fernandinho, Du Queiroz, Fausto Vera, Danilo, Zé Rafael e Hércules.

Meias: Paulo Henrique Ganso - Fluminense e Gustavo Scarpa - Palmeiras

Sobre os meias, um deles é unanimidade e para muitos o craque do Campeonato, Gustavo Scarpa do Palmeiras. Ele fez um torneio fenomenal, sendo o melhor do setor ofensivo no time campeão e fazendo várias funções. Tinha que estar na Seleção deste colunista.

O outro nome é Paulo Henrique Ganso, que fez uma competição muito boa. Recuperou o grande futebol com Fernando Diniz, com um estilo de jogo que lhe beneficia e traz de volta a magia do seu futebol de toque de bola e envolvência.

Outros meias que fizeram uma ótima competição foram Arrascaeta do Flamengo, Terans do Athletico, De Pena e Alan Patrick do Inter, entre outros.

Atacantes de lado de campo: John Árias - Fluminense

Nessa Seleção Johon Árias pode funcionar como um meia que joga atrás dos dois centroavantes, mas na maior parte do Brasileirão foi um grande ponta, que fez muitos gols, deu vários dribles e foi peça fundamental para o bom desempenho do Fluminense.

Outros nomes que se destacaram nessa posição foram os de Dudu do Palmeiras, Roger Guedes do Corinthians, Vitor Roque e Vitinho do Athletico, Keno do Atlético Mineiro, Alef Manga do Coritiba, Wellington Rato do Atlético Goianiense e outros.

Atacantes de Área: Germán Cano - Fluminense e Pedro Raul - Goiás

Os dois camisas 9 sobraram em relação aos demais. Germán Cano com 26 gols e Pedro Raul com 19 gols tiveram papel fundamental para que os seus times alcançassem os objetivos na competição. Ambos decidiram inúmeras partidas e são nomes certos na lista.

Outros nomes que apareceram com destaque foram o do argentino Calleri e Luciano do São Paulo, o de Bissoli do Avaí, Pedro e Gabigol do Flamengo, Marcos Leonardo do Santos e Hulk do Atlético Mineiro.

Treinador: Abel Ferreira - Palmeiras

O melhor treinador também é quase uma unanimidade. Abel Ferreira do Palmeiras fez um grande trabalho, trouxe ainda mais competitividade para um time já muito forte. Em 2022 o Palmeiras jogou o futebol mais vistoso nos pouco mais de dois anos de trabalho do treinador e a campanha irretocável no Brasileirão, fizeram do português o melhor técnico.

Outros nomes de destaque foram os de Mano Menezes do Internacional, Fernando Diniz do Fluminense e Juan Vojvoda do Fortaleza. Outros nomes tinham ambições menores, mas alcançaram esses objetivos, como foram os casos de Guto Ferreira no Coritiba, Jair Ventura no Goiás e do português António Oliveira no Cuiabá.

Revelação: Vitor Roque - Athletico Paranaense

Vitor Roque do Athletico Paranaense fez um grande Campeonato e uma ótima temporada como um todo. Foi consistente e decisivo para o bom desempenho do seu time e para este colunista é a revelação.

Outros atletas como Jeffinho do Botafogo, Endrick do Palmeiras também se destacaram no Campeonato.

Craque: Gustavo Scarpa - Palmeiras

Gustavo Scarpa foi eleito o craque do Campeonato e para este colunista foi uma decisão correta. Ele fez 35 jogos na competição e deu 12 assistências e fez sete gols, totalizando 19 participações em tentos.

Um jogador versátil, que pode atuar em várias posições do meio pra frente e que manteve a regularidade durante todo o torneio. Scarpa foi fundamental também em momentos de lesões de jogadores do setor ofensivo, como Raphael Veiga e conseguiu manter a qualidade do meio campo do Palmeiras.

Outros nomes que brigaram para ser o craque do Campeonato foram o do zagueiro palmeirense Gustavo Gómez e do centroavante do Fluminense Germán Cano. Os dois foram muito bem, sendo fundamentais para os seus times.

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Kelvin Polasso

Kelvin Polasso é jornalista, formado em 2018 no Campus de Toledo do Centro Universitário FAG. Atualmente cursa marketing no Centro Universitário Uningá. No momento atua na área jornalística e tem experiência na cobertura de eventos esportivos em Toledo e no Paraná. Kelvin não esconde o seu amor, paixão e entusiasmo quando fala sobre esporte e também deixa evidente que torce pelo Grêmio, mas podem ficar tranquilos que quando houver alguma análise a sua ‘alma castelhana’ não irá pesar.

Últimas notícias