Com suporte do IAT, Toledo registra 100 atendimentos à fauna silvestre em janeiro


Foto: AEN
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Setor de Proteção Animal de Toledo, fechou janeiro com 100 resgates à fauna silvestre. Essa marca é fruto da parceria entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) do município, firmada em fevereiro de 2024. Desde então já foram 316 resgates – 31,00% apenas no primeiro mês de 2025. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) também integram a rede de colaboração à fauna do município.

O 100º atendimento do mês ocorreu nesta sexta-feira (31). Técnicos e biólogos responsáveis pela fauna fizeram a soltura de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) que, após avaliação veterinária, teve constatada a aptidão para retornar à natureza.

Responsável pelo setor, o técnico de meio ambiente Tiago Pizzato explicou que a alta nos atendimentos tem relação com período de reprodução de grande parte das espécies silvestres, que acabam adentrando o perímetro urbano.

Entre as espécies mais atendidas, diz ele, estão a cobra cascavel (Crotalus durissus), macaco-prego (Sapajus nigritus), capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), coruja-suindara (Tyto furcata) e o bugio (Alouatta guariba), além do próprio gambá-de-orelha-branca.

“Sempre estamos abertos para explicar sobre os animais para a população, desmentir as lendas negativas que existem sobre eles. Essas ações de educação ambiental que a SMMA faz em parceria com o IAT são essenciais”, afirmou Pizzato. “Também visitamos escolas e falamos sobre os animais, ensinamos como agir se aparecer um bicho desses, fazendo com que a informação correta chegue até a população”, acrescenta.

Parceria

Em fevereiro de 2024 o IAT e a SMMA se juntaram para aperfeiçoar o atendimento aos animais silvestres em Toledo. As espécies resgatadas passam por avaliação com médicos veterinários e, aqueles que estão em boas condições de saúde são devolvidos à natureza, preferencialmente em regiões de mata fechada.

Já os que apresentam lesões ou outros tipos de vulnerabilidade são encaminhados para reabilitação no Centro de Atendimento da Fauna Silvestre (CAFS) de Cascavel-PR, também na região Oeste do estado, vinculado ao Centro Universitário de Cascavel (Univel).

Para pedir auxílio dos técnicos responsáveis pelos resgates em Toledo, o cidadão pode entrar em contato através do telefone e WhatsApp, pelo número (45) 9-9828-1232.

Denuncie

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Fale-Conosco) ou da Polícia Militar do Paraná (https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Registre-sua-reivindicacao).

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim