Em Toledo, ex-funcionários de frigorífico seguem com dificuldades para receber pagamentos previstos em acordo

Por: Kelvin Polasso
Em Toledo, ex-funcionários de frigorífico seguem com dificuldades para receber pagamentos previstos em acordo
📷 Foto: Kelvin Polasso - Toledo News
📹 VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA

 

VÍDEO NO FINAL DA MAT??RIA

Mais de 40 ex-funcionários do Frigorífico Rainha da Paz voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (14) na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Toledo, no Jardim Panorama, em Toledo. O encontro marcou mais uma mobilização dos trabalhadores junto ao Sindicato, com o objetivo de cobrar esclarecimentos, buscar encaminhamentos jurídicos e reforçar a pressão diante do descumprimento de acordos trabalhistas por parte da empresa.

Os ex-funcionários seguem sem receber a multa rescisória de 40,00% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, em grande parte dos casos, também não receberam uma das parcelas do acerto trabalhista, prevista para o dia 06 de janeiro. A situação tem causado dificuldades financeiras às famílias, agravando um cenário que já se arrasta desde o mês de novembro de 20025.

Durante a reunião, o assistente jurídico do Sindicato, o advogado Fabrício Natal Poder, explicou que os problemas decorrem do não cumprimento de um acordo que previa o pagamento parcelado das rescisões contratuais. Segundo ele, a empresa chegou a efetuar algumas parcelas, ainda que com atraso, mas deixou de pagar a parcela prevista para janeiro, o que gerou novo impasse. Além disso, a multa de 40,00% do FGTS, essencial para que os trabalhadores possam movimentar os valores junto à Caixa Econômica Federal, também não foi depositada conforme o acordado.

De acordo com Fabrício, o Sindicato já havia executado judicialmente o acordo referente à multa do FGTS, o que resultou em um novo parcelamento. No entanto, novamente a empresa não honrou os pagamentos. ???Temos parcelas da rescisão em atraso e também o pagamento da multa do FGTS em atraso. Isso gera um grande transtorno aos trabalhadores, muitos dos quais ainda não conseguiram recolocação no mercado e dependem desses valores para manter suas famílias???, explicou.

Ainda conforme os dados apresentados pelo Sindicato, ao todo 158 trabalhadores passaram pelo processo de rescisão. Destes, apenas 22 receberam a multa do FGTS. Em relação à rescisão contratual, cerca de 42 trabalhadores receberam o valor integral, enquanto a maioria segue aguardando pagamentos. Diante do novo descumprimento, o Sindicato informou que já nesta quarta-feira iria protocolar a execução judicial do acordo coletivo referente às rescisões, além de reforçar a cobrança judicial da multa de 40,00% do FGTS.

A reunião também foi marcada por relatos emocionados dos trabalhadores. Aparecido do Nascimento, um dos ex-funcionários, relatou o sentimento de indignação e frustração diante da situação. Segundo ele, muitos colegas enfrentam dificuldades para pagar aluguel, comprar alimentos e sustentar os filhos. ???Nós não estamos pedindo favor nem esmola. Estamos pedindo apenas o que é nosso, o direito pelo trabalho pesado que fizemos durante anos???, afirmou.

Outro depoimento foi o de Geni Ferreira dos Passos, que destacou a gravidade de sua situação pessoal. Ela contou que precisa dos valores para auxiliar a mãe, de 86 anos, que enfrenta problemas graves de saúde. Segundo Geni, apesar de apresentar documentos e manter contato frequente com a empresa, as informações repassadas não condizem com a realidade encontrada nos sistemas bancários. ???A empresa diz que depositou, mas você vai na Caixa e não tem nada. ?? um sentimento de indignação e desrespeito com o trabalhador, com o Sindicato e com a própria Justiça???, desabafou.

Os trabalhadores lembraram ainda que esta não é a primeira mobilização. Em 19 de novembro de 2025, um grupo já havia se reunido no Sindicato para protestar contra o não pagamento da multa do FGTS, logo após a empresa entrar em recuperação judicial. Na ocasião, o Sindicato alertou que o descumprimento de qualquer cláusula do acordo coletivo prevê multa adicional de 20,00% sobre os valores devidos, medida que agora deve ser buscada judicialmente.

O Sindicato da Alimentação reforçou que segue prestando apoio jurídico e orientações aos ex-funcionários e que continuará acompanhando o caso até que haja a quitação integral dos valores, seja por meio de acordo amigável ou por decisão judicial. Enquanto isso, os trabalhadores aguardam um posicionamento oficial da empresa e esperam que a Justiça garanta o pagamento dos seus direitos.

CONFIRA MAIS INFORMA????ES NO VÍDEO ABAIXO

Últimas Notícias

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
Variedades

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá

Há 2h
Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México
Brasil e Mundo

Petrobras fecha acordo para exploração de petróleo no Golfo do México

Há 2h
Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo
Cotidiano

Horta Agrocidadão terá entrega oficial nesta sexta-feira (26) em Toledo

Há 2h
Como preparar a sala de estar para assistir à copa
Variedades

Como preparar a sala de estar para assistir à copa

Há 2h
Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início
Variedades

Como montar uma oficina mecânica eficiente desde o início

Há 3h
Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra
Cotidiano

Hoesp divulga imagens do projeto da nova sede do Hospital Bom Jesus; estrutura prevê 500 leitos na fase final da obra

Há 3h
Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital
Variedades

Mudanças nos Hábitos Diários dos Usuários em 2026: Uma Nova Era Digital

Há 3h
Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia
Esportes

Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar a Escócia

Há 3h
Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal
Variedades

Curso de Pedagogia da FAG Toledo promove contação de histórias acessível na Biblioteca Pública Municipal

Há 3h
Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo
Cotidiano

Colégio La Salle contrata Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais em Toledo

Há 3h
Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná
Cotidiano

Seminário estadual discute uso da tecnologia BIM na construção civil do Paraná

Há 3h
Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis
Cotidiano

Procon de Toledo identifica indícios de irregularidades em cinco postos de combustíveis

Há 3h
Ver mais notícias