Escola Antônio Scain realiza Chá Literário com o tema 'Emoções', em Toledo

A Escola Municipal Antônio Scain, em Toledo, promoveu nesta quarta-feira (5) o tradicional Chá Literário, que nesta edição teve como tema “Emoções”. Em 2025, o evento ganhou um novo formato e envolveu todas as turmas da instituição, nos períodos matutino e vespertino, em uma imersão no universo da literatura e da contação de histórias. Cerca de 450 estudantes participaram de atividades lúdicas distribuídas em quatro “estações literárias”, cada uma explorando diferentes formas de vivenciar a leitura.
Na Estação 1, alunos do 5º ano apresentaram em formato teatral a história “A Menina da Cabeça Quadrada”. Na Estação 2, denominada “Pequenos Escritores”, os estudantes do 3º ano leram textos ilustrados de autoria própria. A Estação 3 trouxe o reconto de histórias em Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerando que a escola é o Núcleo de Atendimento Educacional da Surdez (NAE) de Toledo. Já na Estação 4, a literatura foi abordada por meio da música. Toda a escola foi decorada com temas literários e elementos que remetem às emoções, em um trabalho coletivo da equipe pedagógica com participação ativa das crianças.
A psicopedagoga e organizadora do evento, Luciana Alves Pinto, destacou que o Chá Literário foi reformulado para ampliar a participação e o impacto da proposta pedagógica. Segundo ela, a ideia surgiu a partir das formações sobre habilidades socioemocionais realizadas com os professores no início do ano. “A gente acredita muito no poder da leitura e na forma como a literatura pode abrir novos horizontes e caminhos. Por isso, pensamos o tema das emoções, trazendo obras que despertassem reflexões sobre sentimentos e experiências vividas pelos próprios alunos”, explicou.
Luciana ressaltou que a preparação envolveu toda a comunidade escolar e demandou dedicação além do horário regular. “Não seria possível realizar algo desse porte sem o envolvimento dos professores. Muitos planejaram e ensaiaram com os estudantes fora do expediente, preparando materiais e apresentações. Foi um trabalho conjunto, em que cada um contribuiu um pouco, desde o cenário até a contação de histórias. As crianças se dedicaram muito, e o vínculo entre elas e os professores foi essencial para o sucesso do evento”, afirmou.
Ao avaliar os resultados, a psicopedagoga enfatizou o crescimento do interesse dos estudantes pela leitura e o papel da literatura na formação integral. “Percebemos um aumento expressivo no número de leitores e no entusiasmo das crianças com os livros. A leitura desenvolve habilidades que a tecnologia não substitui, como interpretação, escrita e senso crítico. Por isso, é fundamental continuar promovendo ações que aproximem os alunos da literatura e fortaleçam esse hábito dentro e fora da escola”, completou.


















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