O início do ano letivo da rede municipal em 2026 foi marcado por um evento realizado nesta quinta-feira (29), que reuniu cerca de 2.400 servidores da educação. A ação ocorreu simultaneamente no Teatro Municipal de Toledo e no Centro de Eventos Deziré Refosco, com a participação de autoridades, palestras e apresentações culturais. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (2/2).

O público presente no Teatro Municipal acompanhou a palestra do educador Renato José Casagrande, com o tema “Teia Educacional: a relação entre família, escola e professores”, precedida pelo espetáculo “Asas e Raízes”, apresentado pelas atletas da Associação de Ginástica Toledana (Agito). O momento também contou com uma bênção conduzida pelo pastor Vicente Paulo Mariano.
Já no Centro de Eventos Deziré Refosco foram ministradas as palestras “O papel da cultura no processo de aprendizagem”, pelo cientista militar Léo Farah, e sobre questões psicológicas, pelo psicólogo Clefaude Estimable. A abertura das atividades contou ainda com um espetáculo de música instrumental apresentado pela banda dos professores da Casa da Cultura, que tocaram saxofone, flauta, violão, teclado, bateria, contrabaixo e violino.
Marcaram presença nos dois locais: o vice-prefeito Lucio De Marchi, representando também o prefeito Mario Costenaro, que cumpria viagem institucional; a secretária de Educação, Janice Salvador; o membro do Conselho Estadual de Educação, Flávio Vendelino Scherer; o vereador Professor Oséias, representando o deputado federal Dilceu Sperafico; e a vereadora Professora Marli. Também participaram a diretora do Sistema Municipal de Ensino e presidente do Conselho Municipal de Educação de Toledo, Solange Brito de Carvalho; a diretora da Escola Municipal Egon Werner Bercht, representando os diretores das escolas municipais; e a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Katiuscia Gayardo Schulz, Ivandra Francisca da Silva Cabral, representando os diretores dos Cmeis.

Formação continuada
O evento desta quinta-feira (29) concluiu o período inicial de capacitação dos professores da rede municipal, iniciado no dia 5, de forma gradual, com a participação inicial dos docentes novatos. Ao longo dos dias, foram realizadas atividades de preparação para o início do ano letivo, com a inclusão progressiva de mais professores até que todos os profissionais da rede participassem das formações.
Síndrome de Irlen: entenda agora
Descubra como a Ótica Globo pode ajudar a melhorar sua visão.
Pré-Lançamento Royal Park Forest
Realize o sonho do seu apartamento com a LBX Construtora!
Polimento e Estética Automotiva
Deixe seu carro como novo com a Thitanium Studiocar. Confira!
Proteja seu carro com a Star
Cobertura completa a partir de R$ 97,50/mês. Faça sua cotação!
Mais
Durante o mês, também foi formalizado o termo de cooperação entre a Secretaria da Educação e o Sicredi Progresso para o desenvolvimento do projeto União Faz a Vida. A iniciativa contou com treinamentos realizados no Yara Country Clube e na sede administrativa da cooperativa de crédito, voltados à aplicação do método na rede municipal de ensino.
Valorização
Em discurso de abertura do evento, a secretária de Educação valorizou o papel coletivo dos profissionais da rede municipal e destacou a autonomia e a formação dos servidores como base do trabalho educacional. “Somos profissionais que estudaram, que pensam e que têm discernimento para compreender os processos que vivemos, e ninguém está aqui para incutir ideias”, pontuou Janice, ressaltando que a educação do município está diretamente nas mãos de quem atua diariamente nas escolas e nos CMEIs.
Na sequência, ela abordou a atuação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), reconhecendo limites e apontando avanços, além da presença constante da gestão junto às unidades escolares. Ao tratar do tema, observou que “não é possível fazer tudo, mas se faz muito”, e destacou que a rede busca ser um espaço onde ninguém seja invisibilizado, ressaltando que “nós não soltamos a mão das nossas escolas e dos nossos CMEIs, pois professores, servidores, crianças e famílias precisam ser vistos e acolhidos”.
Protagonismo
Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito ressaltou o papel central dos profissionais da educação na formação das crianças e no desenvolvimento do município, chamando atenção para a dimensão da rede municipal de ensino. “Se hoje Toledo apresenta indicadores elevados, no IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] e no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], isso se deve ao trabalho da educação”, observou De Marchi, enfatizando que a área reúne mais da metade dos servidores do município e que “cada professor e cada profissional faz a diferença na transformação que as nossas crianças precisam”.
Na mesma linha, Professor Oseias abordou a função da escola e dos Cmeis como espaços centrais para a construção da empatia, diante de uma sociedade marcada pela insensibilidade. Ao comentar as ações da Secretaria da Educação, destacou que “se existe um ambiente verdadeiramente transformador para trabalhar a empatia, esse ambiente é a escola”, analisou o vereador, acrescentando que iniciativas como a retomada da Escola de Pais aproximam famílias e educadores e contribuem para a formação oferecida às crianças.
Professora Marli tratou da complexidade do trabalho docente e do volume contínuo de demandas enfrentadas nas escolas, lembrando que a atuação vai além da sala de aula. Em sua avaliação, “não é sobre dar aula um dia ou uma semana, é sobre todo dia lidar com o volume de necessidades que chegam até vocês”, comentou a vereadora, frisando que a docência “é uma missão, uma grande profissão, capaz de transformar o nosso país”, ao reconhecer a força e o papel dos profissionais da educação.