Uma operação de poda preventiva de árvores próximas à rede de distribuição de energia elétrica foi concluída nesta terça-feira (27) na comunidade da Linha Balcewicz, no distrito de Novo Sarandi. A ação resultou de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Toledo, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e moradores da localidade, com foco na redução das interrupções no fornecimento que afetam a produção agropecuária da região.
Equipes especializadas da Copel foram mobilizadas para executar a poda das árvores que avançavam sobre a faixa de segurança da rede. O serviço foi realizado após desligamento parcial e programado do sistema elétrico, de forma a permitir a atuação dos trabalhadores com menor risco operacional.
Pizza 35 cm com 3 sabores
Peça agora na Central Pizza de Toledo por R$ 59,90!
Transplante Capilar em Toledo
Agende sua avaliação com a Dra. Luciana Menezes!
Polimento e Estética Automotiva
Deixe seu carro como novo com a Thitanium Studiocar. Confira!
Uniformes escolares na Tolemalhas
Garanta conforto e qualidade para seu filho. Faça sua encomenda!
Mais
Segundo o coordenador de Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), Cristopher Azevedo, as quedas de energia têm impacto direto sobre atividades que dependem de funcionamento contínuo de equipamentos elétricos, como sistemas de aeração em viveiros de peixes e de ventilação e climatização em granjas de suínos e aves. “Mesmo interrupções breves podem provocar perdas significativas e mortalidade de animais, comprometendo a renda dos produtores e a estabilidade da produção”, comenta “Essa intervenção garante mais segurança econômica ao agricultor e mais estabilidade ao fornecimento”, acrescenta.
Segurança
A regra técnica estabelece que a faixa de domínio – área de segurança onde deve ser feita a manutenção dos galhos – é de 15 metros para cada lado da linha de distribuição. As autoridades alertam, no entanto, que os agricultores devem priorizar a própria segurança. “Não é recomendado realizar podas em árvores acima de três metros de altura ou que estejam em contato direto com a rede elétrica. Nessas situações, a orientação é comunicar a Copel e a Prefeitura para que seja programado novo desligamento e o serviço seja executado por equipes especializadas”, orienta Christopher.
A experiência na Linha Balcewicz passa a integrar o cronograma de manutenção da infraestrutura elétrica em áreas rurais de Toledo. Prefeitura e Copel, que estão desde o primeiro semestre de 2025 conversando e planejando ações desta natureza, informam que o trabalho terá continuidade na próxima quinta-feira (05), na comunidade da Linha Gavião, também localizada em Novo Sarandi. A ação seguirá o mesmo protocolo de segurança e cooperação adotado nesta primeira etapa.
A administração municipal convoca os moradores da Linha Gavião a se prepararem para a atividade. “A participação da comunidade é essencial não apenas durante a execução do serviço, mas também na manutenção contínua da faixa de domínio. A expectativa é que a união de esforços contribua para maior estabilidade energética e para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no interior do município”, pontua o coordenador.