Idosos participam de curso e aprendem a usar internet e celular em Toledo


Foto: Divulgação

Técnicos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) estão ministrando, em Toledo, o Curso Básico de Celular, Internet e Rede Social. O curso é voltado para o público idoso, 60+, e é articulado pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).

Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Diele Gama Fidler, são três dias de curso, com um total de 12 horas de duração. A primeira aula aconteceu nesta terça-feira (10) e segue até a próxima quinta-feira (12). Pela manhã a turma do Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dall'óglio (CERTI / Coopagro) se reúne no Sindicato Rural Patronal. No período da tarde, participantes do Certi Pioneiro fazem as aulas no Colégio Estadual Cívico Militar Jardim Maracanã. Todos recebem apostilas com as informações e tarefas de casa.

“As tecnologias vão mudando e é preciso trabalhar a inclusão digital para que tenham acesso aos meios de comunicação”, menciona a coordenadora Diele Fidler. O curso já foi aplicado em mais de 100 municípios paranaenses e demonstra desde como se faz uma ligação, até como salva os contatos no aplicativo do celular.

“Nós já passamos as informações desse curso para mais de 20 mil pessoas no Paraná. Eles saem daqui sabendo um pouquinho mais do que no dia a dia. A tecnologia está presente em todo o lugar e é difícil acompanhar a evolução. Então usamos uma metodologia simples e ensinamos desde ligar o celular, usar as redes sociais, até se proteger de crimes e golpes que tentam aplicar pela internet”, explica o técnico do Setor de Sustentabilidade do Celepar, Luiz Carlos de Lima. Ele e seu colega, Edson Praczyk, também técnico da Celepar, são os responsáveis por ministrar o curso.

Aprovação 

A aprovação das aulas e da metodologia aplicada é unanimidade entre os alunos. A moradora do Recanto Feliz, no Jardim Coopagro, Dominga da Silva (76) era uma das mais animadas na turma da manhã. “Eu estou adorando, sempre gostei de fazer esses cursos, porque se você só fica em casa você nunca aprende nada, então eu estou adorando. Aprendi muita coisa com esses negócios de aumentar as letras de tudo, já está tudo na minha cabeça e vai facilitar minha vida”, garante.

Dominga conta que quando precisa fazer uma operação mais arriscada, como enviar um pix, ela pede para os filhos realizarem a ação por ela. A expectativa dela é, até o fim do curso, não depender mais da ajuda dos filhos para esse tipo de operação. “A gente tem medo de fazer alguma coisa errada. Quando preciso, sempre peço para meus filhos, mas eles já tem a vida deles e eu tenho a minha. Mas estou tranquila, o pessoal tá de parabéns”, elogiou.

O representante comercial Jandir Luis Kuhn (67) mora na Industrial e também está aprendendo bastante no curso. “O que eu preciso mais aprender está programado para o último dia, mas tem umas coisas ai que ele ensinou que eu não sabia ainda. É um curso que vale à pena e outras pessoas deveriam ter contato também”, disse Jandir. Ele usa o celular para os negócios e precisa sempre estar atento para as inovações.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias