Instituto Água e Terra libera colheita e venda do pinhão no Paraná


Foto: Divulgação - AEN
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Instituto Água e Terra (IAT) liberou no último sábado, 01º,  a colheita e venda do pinhão no estado do Paraná. No entanto, o IAT reforça que apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação poderão ser comercializados.

As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP Nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária.

As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal.

A multa em caso de desobediência é de R$ 300,00 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.

A comercialização do pinhão é uma importante fonte de renda para muitas famílias do Paraná, por isso, a conscientização sobre a importância da maturação completa do fruto e o respeito às normas estabelecidas são essenciais para a preservação da araucária e para garantir a segurança alimentar da população.

Com informações da AEN.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Entrevistas em vídeo
Supermercado tem porta arrombada e cofre danificado em Toledo
Toledo recebe 2026 com show de fogos e público de 40 mil no Lago Municipal
Animais para adoção em Toledo
Últimas notícias
aaasim