Mães de bebês internados na UTI Neonatal da Hoesp são acolhidas em projeto de extensão de Psicologia


Foto: Divulgação - HOESP - Bom Jesus

Mães de bebês internados na UTI Neonatal da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus são atendidas pelo Projeto de Extensão em Psicanálise, do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC). “As relações entre mãe e bebê são complexas. Quando um bebê fica afastado da mãe por um período de internação altamente necessário para a sobrevivência, o vínculo entre mãe e bebê fica adiado. Às vezes não há prejuízo, a mãe consegue recuperar, e às vezes pode produzir alguma dificuldade maior, como na amamentação, na troca, no brincar, banho, diálogo, entre outros. Então o projeto se propõe a ajudar essas mães na reformulação desse vínculo”, explicou a professora do curso de Psicologia da PUC, Miriam Izolina Rosa.

As mães que tiveram uma gestação de risco também podem ser atendidas pelo projeto com o acompanhamento do setor de Psicologia da Hoesp. “Ter um projeto de extensão dentro do hospital é enriquecedor, tem muito diálogo na teoria e prática, e isso amplia o serviço de psicologia no hospital. Muitas vezes esse é o primeiro contato dessas mães e pais com um psicólogo. É importante ressaltar esse cuidado com a saúde mental. Mesmo em um momento em que não podem segurar esse bebê no colo, amamentar, trocar, dar banho, pois o bebê fica com a equipe, há outras maneiras de estar próximo”, ressaltou a psicóloga da Hoesp, Letícia Schranck. 

Os estudantes da graduação e pós-graduação fazem parte do projeto e atuam junto aos profissionais multidisciplinares do hospital, que identificam e encaminham pacientes e familiares para o atendimento psicológico dentro do hospital. “Estamos disponíveis para escutar e explicar a relação mãe e bebê. Sabemos que os bebês tem muito para comunicar, e orientamos como as mães podem estar atentas à isso”, afirmou a estudante da pós-graduação, Marina Saraiva. “Muitas vezes encontramos essas mães em uma situação dramática, estão com dificuldades no relacionamento, é um cenário complexo, e é importante acompanharmos para entender como essas pessoas lidam com essa dificuldade e no mesmo momento com expectativas também, pois acabou de nascer uma criança”, comentou o estudante da graduação de Psicologia, Carlos Meneses.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias